O PAPEL DO AGENTE CULTURAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA ATUAÇÃO DOS ARTICULADORES DE PROJETOS ARTÍSTICOS

SATO, Carolina1; PEGINI, Claudia Bellanda2;

Introdução:O aumento da população carcerária brasileira tem sido capaz de deixar perplexos mesmo os mais incautos. A tentativa de melhor compreender este cenário supõe avançar no estudo de temáticas e metodologias habilitadas a lidar com a complexidade. Dentre estas últimas por certo estão as pesquisas de tipo empírico.

Objetivo:Visando a familiarização com teorias e procedimentos de pesquisa científica capazes de permitir uma melhor compreensão do concreto funcionamento do sistema penal é que se propôs a leitura de textos que procuram sintetizar os resultados de pesquisas empíricas neste campo, bem como que propõem refletir a respeito dessas práticas.

Metodologia:Procurou-se adotar procedimentos de pesquisa que, por um lado, estejam alinhados ao propósito de melhor conhecer procedimentos de pesquisa que ao menos se distingam da mera revisão bibliográfica, e que, por outro, sejam apropriados a iniciantes nestes temas.

Resultados:No desenvolvimento das atividades, além da leitura e discussão de textos representativos de pesquisas empíricas sobre a questão criminal, desenvolveu-se ações próprias ao ofício do pesquisador, a exemplo de mapeamentos bibliográficos e transcrição de entrevistas previamente gravadas em áudio. O conjunto de tais ações permitiu elevar o nível de compreensão a respeito de realidades muito complexas bem como auxiliou no processo de definição de um futuro curso superior.

Conclusões:O então entendimento desses dados é levado à compreensão de que, o Estado, como assegurador dos direitos não está cumprindo com o seu papel importante, levando então a um processo de criminalização extremamente banalizador. A necessidade de que direitos humanos precisem de uma visibiladade maior nacionalmente, e a aceitação natural da ausência destes, faz com que retiremos os direitos essenciais à vida de outros indivíduos, e seremos então, disseminadores do giro punitivo atual.

Palavras-chave:Giro punitivo. Mulheres encarceradas. Pesquisa empírica.