O ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO: SUA VISÃO DE UMA UNIVERSIDADE

VIEIRA, Camila Warken1; FILHO, Domingos Vida Costa2;

Introdução:As organizações contemporâneas se encontram num mercado cada vez mais competitivo. Isso é ponto pacifico em um mundo digital, com muitas informações para serem trabalhadas e aproveitadas no negócio. Para essa manutenção no mercado, as empresas precisam de profissionais competentes e com habilidades para as novas ações no mercado extremamente competitivo. Nesse sentido, sentimos a necessidade de conhecer a visão do estudante com relação a necessidade de desenvolver essas competências e com isso, a sua visão da Universidade.

Objetivo:Tratamos como objetivo, determinar a visão do estudante do ensino médio com relação a sua visão de uma Universidade e das competências para uma profissão futura.

Metodologia:Começamos o projeto analisando nas referências bibliográficas o que já foi tratado desse assunto. Os conceitos já estabelecidos nos embasam para análise do trabalho. Um segundo passo foi elaborar perguntas que tragam o entendimento dos estudantes do ensino médio com relação a sua passagem para uma Universidade. Com o tema "O Estudante de Ensino Médio: sua visão de uma universidade", foi criado um questionário aplicado no mês de outubro de 2017 para 4 turmas de estudantes do último ano do Ensino Médio, do Colégio Presidente Castelo Branco – Premen. Foi utilizado o sistema Qualtrics, este que permite a formulação das perguntas e coleta de dados usando tablete, computador ou smartphone. Com isso não há necessidade de papel e o sistema já faz a tabulação dos dados, restando a análise dos dados. O questionário disponível no Qualtrics, facilitou muito a análise das respostas, pois fornece perguntas objetivas em gráficos. Os estudantes puderam responder ao questionário pelos próprios celulares. Tivemos resultados positivos, no entanto nem todos os estudantes tiveram interesse sobre o projeto. Na segunda fase do projeto, foi criado outro questionário para os estudantes que já estavam na Universidade em Curso de administração, e foi enviado por e-mails.

Resultados:Todas as questões dos questionários aplicados, dois tipos, foram tabuladas de forma simples e a análise se deu numa leitura simples dos dados. Após a avaliação em percentual elaborou-se um comparativo entre os estudantes do ensino médio e os estudantes já na univesidade. Observou-se que a maioria dos respondentes, que foi de forma livre, eram do sexo feminino. Que a maioria dos entrevistados trabalha e veem isso como padrão para sustentar-se pela renda da família não ser muito elevada, visto os gastos. Em geral há grandes expectativas que a universidade seja propulsora de vantagens no trabalho.

Conclusões:Nosso projeto foi baseado em pesquisas com estudantes de ensino médio e universitários. Nosso objetivo era analisar a visão do estudante de ensino médio sobre uma universidade, os estudantes que participaram da pesquisa, estavam todos seguros de que estavam prontos para entrar em uma universidade. Verificamos que a escolha de uma universidade particular ou pública antes do ingresso, se dá pelo fator financeiro. Dentro da universidade a visão passa a ser de qualidade de ensino, que envolve as melhores práticas de professores e conceitos perante avaliações como do MEC.

Palavras-chave:Ensino médio. Expectativa da Universidade. Visão acadêmica.