PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

IVNUK, Luana De Paula1; PORTILHO, Evelise Maria Labatut2;

Introdução:Este projeto faz parte do grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, vinculada ao Programa Stricto Sensu em educação da PUC-PR. O grupo desenvolve um programa de formação continuada de professores. O curso de formação continuada foi realizado em uma Escola Municipal que atende ao Ensino Fundamental I na cidade de Curitiba, PR.

Objetivo:Tem como objetivo identificar o motivo da escolha da profissão e sua percepção enquanto profissional docente.

Metodologia:A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, na visão fenomenológica hermenêutica que é usada como alternativa interpretativa para a produção de conhecimento. A pesquisa envolveu inicialmente 12 participantes, todas são do sexo feminino, com idade entre 33 e 50 anos. Para a obtenção dos dados utilizou-se dois instrumentos, os memoriais e a entrevista semiestruturada, durante a formação que foi realizada em 8 encontros semanais com duração de duas horas cada.

Resultados:Por meio desses instrumentos foi identificado que grande parte das professoras não descrevem o motivo da sua opção pela docência, porém se identificam como professoras diante sua profissionalização. Pode-se destacar também que as profissionais escolheram sua profissão pela inspiração, pela admiração da docência ou afeição por crianças. Um dos problemas identificados durante a pesquisa foi que houve dificuldade na interpretação das questões da entrevista semi-estruturada.

Conclusões:Sendo assim, foi concluído que há uma necessidade de programas de formação continuada que trabalhem com o corpo docente no interior da instituição onde o trabalho acontece, favorecendo a articulação entre a teoria e a prática.

Palavras-chave:Professora. Docente. Conhecimento. Prática. Ensino Fundamental I.