Artigo

ESTUDOS EM TORNO DA EDUCAÇÃO PARA A CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA EM ANTONIO GRAMSCI

EGIAS, Geovanna Heloisa Meira1; PEREIRA, Fabio Inacio2;

Resumo

Introdução:O presente trabalho apresenta reflexões em torno da educação para a consciência filosófica a partir das concepções teórico-práticas de Antonio Gramsci (1891-1937). Neste estudo, procuramos compreender, inicialmente, o conceito de consciência filosófica e o processo em que os indivíduos desenvolvem uma elaborada compreensão crítica da realidade. Para isso, consideramos necessária a abordagem da atuação dos intelectuais, como participantes ativos e organizadores do processo político e pedagógico.

Objetivo:O objetivo principal do trabalho foi refletir sobre a educação para a consciência filosófica, procurando interpretar a concepção gramsciana, e considerando o papel central dos intelectuais na mudança do senso comum para a consciência crítica.

Metodologia:O método de pesquisa que conduziu o trabalho foi o hermenêutico, o qual foi fundamental para a interpretação dos textos carcerários de Gramsci, especialmente, os cadernos 11 e 12, dos chamados Quaderni del cárcere.

Resultados:Os estudos mostram a importância da educação como processo de desalienação e como instrumento estratégico para a luta política das classes subalternas. Nesse processo de desenvolvimento da consciência filosófica, papel importante tem os intelectuais, como educadores e também sujeitos do processo histórico.

Conclusões:Os estudos, por fim, mostram que a consciência filosófica, como conquista de indivíduos, mediadas por intelectuais, resultaria de um processo teórico-prático. Para Gramsci, existe um desafio pedagógico de fazer unidade ideológica entre intelectuais críticos e as classes subalternas. O desafio estaria na realização do trânsito, do senso comum para a consciência filosófica, como práxis que envolve o sujeito na compreensão de seu mundo que conduziria a transformação de sua realidade.

Palavras-chave:Consciência filosófica. Educação. Intelectuais. Antonio Gramsci.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador