PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO BRASIL

BOMFIM, Giovanna Luckesi do1; SALES, Fernanda Cristina Ostrovski2;

Introdução:A automedicação pode ser definida como o uso de medicamentos por conta própria sem a prescrição de um profissional habilitado, sendo uma prática cada vez mais comum na sociedade e que pode causar danos à saúde, caso seja realizada de maneira indiscriminada.

Objetivo:O presente trabalho teve como objetivo conhecer o perfil de automedicação entre os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária de uma universidade privada do sul do Brasil.

Metodologia:Realizou-se primeiramente uma revisão de literatura baseada em outros estudos sobre automedicação em estudantes (publicações de 2011 a 2015), seguida da elaboração do questionário sobre a prática da automedicação. e com posterior aplicação dos mesmos aos estudantes. Por último foram analisados quantitativamente os resultados obtidos.

Resultados:Como principais resultados observou-se que a automedicação é praticada pela maioria dos estudantes do curso de Medicina Veterinária entrevistados, sendo referida por 91,9% dos mesmos, sendo a duração do tratamento geralmente por um ou dois dias. Apenas 20,7% sempre procuram informações antes de automedicar-se e 28,2% sempre cumpriram rigorosamente as instruções recebidas. Os sintomas que mais levaram a automedicação foram a dor de cabeça, gripe ou resfriados, a cólica e as dores de garganta ou muscular e a maior influência dessa prática foi algum familiar ou amigo.

Conclusões:Avaliando os resultados de ambos os cursos, percebemos que a automedicação está muito presente nos cursos entrevistados, com predomínio no sexo feminino e realizada comumente com pouca informação sobre o uso dos medicamentos e muitas vezes com o não entendimento da informação recebida ou com o não cumprimento da mesma. De um modo geral, concluímos que a prática da automedicação está presente mesmo em indivíduos do ensino superior, assim como outros estudos citados no presente trabalho e durante a revisão bibliográfica, comprovaram anteriormente.

Palavras-chave:Automedicação. Estudantes. Medicina Veterinária.