ANÁLISE DE LIVRO DE RECEITAS CULINÁRIAS

NASCIMENTO, Nicole Nunes do1; AULER, Flavia2;

Introdução:Tendo em vista que as pessoas com necessidades alimentares especiais (intolerantes e alérgicos alimentares, diabéticos, hipertensos, fenilcetonúricos, vegetarianos, entre outros) já representam cerca de 40% da população brasileira e sofrem com a variação de cardápio dos lugares que frequentam, os escolares também passam dificuldades com a merenda escolar, por não saberem se determinado alimento é restrito a tais escolares com restrições alimentares. Diante deste panorama, percebemos a importância de pesquisar a respeito de preparações presentes do livro de culinária mais famoso do Brasil “Dona Benta: Comer Bem” amplamente utilizados pelas merendeiras.

Objetivo:O objetivo deste estudo foi determinar a quantidade de receitas inadequadas aos intolerantes a lactose, diabéticos e celíacos, além de investigar a descrição do modo de preparo, quais os temperos, tempo de preparo e presença de nutrientes importantes aos escolares como ferro, cálcio e vitamina D.

Metodologia:Para analisar tais receitas foi preciso selecionar preparações amplamente utilizadas, e neste caso foi escolhido o capítulo sobre “arroz”, posteriormente os dados foram digitados em planilhas do Microsoft Excel, onde eram inseridos dados importantes de cada receita, separando cada ingrediente, para que assim fosse observado os nutrientes que se continha.

Resultados:Percebemos com as análises existe grande quantidade de receitas com algum ingrediente que os intolerantes (lactose, glúten e sacarose) devem restringir de sua alimentação.

Conclusões:Esses resultados implicam numa sociedade que não dá a devida preocupação para esse problema que é tão comum entre a população mundial.

Palavras-chave:Intolerantes a lactose. Celíacos. Restrições alimentares. Dona Benta: Comer Bem.