Artigo

PLUVIÔMETRO CASEIRO

RITA, Luiz Arthur Francisco1; MIRANDA, Adriano Augusto De2;

Resumo

Introdução:A Ilha das Peças, localizada no litoral do Estado do Paraná, na Baia de Paranaguá, pertencente ao Município de Guaraqueçaba, tendo o seu território pertencente ao Parque Nacional do Superagui, reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO, em 1994. O projeto de pesquisa é parte integrante do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, sob a orientação do professor Adriano Augusto de Miranda. A utilização da água da chuva, como fonte alternativa de abastecimento doméstico, já analisou o volume do reservatório adequado a cada residência, conforme o grau de confiança e risco corrido por edificação quanto a falta de água da chuva no reservatório. O presente projeto de pesquisa visa caracterizar as características físicas, químicas e biológicas da água da chuva que cai nos telhados das edificações e é conduzido via calha e condutor até os reservatórios de coleta. A coleta de água da chuva será antes do reservatório, utilizando garrafas PET, conforme análises já realizadas nos estudos de Gestão de Saneamento Ambiental quanto a sua existência e destino final. Após a coleta, as características da água da chuva serão analisadas e tabuladas, indicando o sistema de tratamento adequado.

Objetivo:Construir um pluviômetro caseiro, utilizando material reciclável - garrafa PET; Instalar o pluviômetro, conforme normas técnicas; Coletar a água da chuva, registrando o seu valor.

Metodologia:A Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, já efetuou estudos do volume do reservatório adequado por edificação; dimensionamento da rede de água; dimensionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico; e da gestão de resíduos sólidos. O Pluviômetro Caseiro, deve ser instalado e confeccionado conforme metodologia universal. Com a utilização da garrafas PETs, necessitam ser adequados a sua confecção e instalação.

Resultados:Conforme normatização, a coleta de água da chuva deve ocorrer todos os dias às 7:00 horas da manhã. Na coleta, é possível efetuarem análises físicas, químicas e biológicas da água. Na imagem 06, é possível observar a coleta da chuva e a identificação do volume precipitado acumulado nas últimas 24 horas. Não existem resultados parciais referentes às características químicas e biológicas das águas pluviais precipitadas sobre a cobertura das edificações.

Conclusões:Como etapa futura, serão registrados e analisados os dados das precipitações diárias ocorridas na Ilha das Peças e comparar com os valores registrados em Paranaguá, para adequar as análises referentes ao uso do volume de água da chuva.

Palavras-chave:Pluviômetro caseiro. Reutilização de material reciclável. Garrafa PET.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador