Artigo

SISTEMA DE COLETA E GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, ESTUDO DE CASO: ILHA DAS PEÇAS, PR

LARA, Alexandre Xavier de1; MIRANDA, Adriano Augusto De2;

Resumo

Introdução:Saneamento básico na Ilha das Peças Segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico de Guaraqueçaba, na Ilha das Peças, existe uma coleta que é realizada pela prefeitura que recolhe o material a ser reciclado para a ACMR – Guará, na comunidade rural de Tagaçaba. Na lha das Peças, é possível observar que os resíduos sólidos são dispostos sem qualquer classificação e organização, no novo barracão que a ilha possui exclusivamente para este fim, até tem as marcações e separações mas a prefeitura não dispõem de funcionários para este trabalho. O sistema de coleta de resíduos sólidos fica a cargo da própria comunidade que encaminha para o barracão existente na ilha. Tanto a coleta quanto o armazenamento não separa nem classifica os resíduos sólidos.

Objetivo:Analisar a aceitação pela comunidade de moradores da Ilha das Peças, quanto a implantação de um sistema de coleta e disposição final adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Metodologia:O levantamento da caracterização dos resíduos sólidos gerados pelos moradores, veranistas e visitantes da ilha das peças e sua quantificação, apresentado em quadro do relatório parcial. Considerando que na Ilha das Peças, existe um sistema de coleta e destino final dos resíduos sólidos sem controle e gestão, será de grande valia a comunidade implementar um sistema de gestão de resíduos sólidos, na ilha já existe um barracão, adequado para atender as normatizações legais quanto ao armazenamento e separação de resíduos sólidos, facilitando a logística de retirada destes materiais, somente necessitamos que o poder público ou privado se interesse pelas vantagens de um sistema mais organizado e menos degradante o que poderia gerar rendas, até mesmo em parcerias com os demais projetos PIBIC¬_JR na ilha que utilizam destes materiais como o Aquecedor de Água Solar de Recicláveis para telhado, Parede de recicláveis com aquecedor de água, Pluviometro de reciclaveis, Captação de água da chuva e outras utilizações como o artesanato.

Resultados:foi constatado que praticamente 100% dos moradores da ilha, são favoráveis a implantação de um sistema de coleta e gestão de resíduos sólidos. Na continuidade dos serviços, será classificado e quantificado os resíduos sólidos. Vale ressaltar a primordial importância deste projeto para os demais que utilizam estes materiais recicláveis. No quadro seguir, está apresentado o resumo dos valores dos resíduos gerados, nas residências que foram usadas como amostra. A Gestão de Resíduos Sólidos, propostos para a Ilha das Peças, foram desenvolvidos e elaborados com o intuito inicial de reutilizar as garrafas PETs e Latinhas de Alumínio.

Conclusões:A pesquisa identificou que a maioria dos moradores da Ilha das Peças, tem o costume separar os resíduos recicláveis. Como etapa futura, será implantado recipientes destinados a melhor gestionar os resíduos recicláveis.

Palavras-chave:Saneamento básico. Esgoto doméstico. Biodigestor.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador