ANALISAR O USO DE UM TELHADO VERDE NAS PAREDES E NO TELHADO DA ESCOLA DA ILHA DAS PEÇAS

SANTOS, Emely Americo Pinheiro dos1; MIRANDA, Adriano Augusto De2;

Introdução:A Ilha das Peças, localizada no litoral do Estado do Paraná, localizada na Baia de Paranaguá, pertencente ao município de Guaraqueçaba, tendo o seu território pertencente ao Parque Nacional do Superagui, reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO, em 1994. Situando o projeto “Readequação térmica com uso de telhado verde e reutilização de recicláveis” que trabalho como bolsista pibicjr faz parte de projeto maior de sustentabilidade da pontifícia universidade católica-paraná, e funciona em conjunto com outros projetos que são: biodigestor como alternativa para fornecimento de gás natural, reaproveitamento de biofertilizante, reaproveitamento de contêineres, readequação térmica com uso de telhado verde e reutilização de recicláveis, Sistema de coleta, captação de água da chuva com reutilização de materiais recicláveis, gestão e reutilização de resíduos sólidos recicláveis, gestão e reutilização de resíduos orgânicos, telhado verde para adequação térmica de construções, aquecedor de água solar com uso de recicláveis vale ressaltar que todos PIBIC Jr, destes projetos são moradores da vila das peças e são alunos do colégio estadual do campo ilha das peças- ensino fundamental e médio, nossos trabalhos tem sido orientados por professores e alunos PIBIC da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Objetivo:Analisar a viabilidade de implantação de uma cobertura denominada de “Telhado Verde”, em estudo de caso, nas edificações da Ilha das Peças, PR.

Metodologia:Primeiramente o trabalho foi feito com a coleta de dados com moradores da comunidade sobre a aceitação da comunidade com os projetos de sustentabilidades desenvolvidos pela Pontifícia Universidade Católica acompanhados de os alunos PIBIC e PIBICJR, foi constatada grande aceitabilidade dos projetos, principalmente por envolverem membros jovens da comunidade. Em seguida em nova fase buscamos ver a viabilidade prática de cada projeto com questionários mais complexos em parte da Vila, mas lembrando que em nenhum momento separamos os projetos pois achamos menos incomodo fazer todos questionários com moradores em visita única, mesmo sendo uma busca de dados específicos, em meu projeto específico foram questionamentos quanto aceitabilidade e aplicabilidade do projeto em que questionamos se conheciam o telhado verde, se possuem ar condicionados e ventiladores e se conhecem gasto mensal destes aparelhos.

Resultados:Após a aplicação do questionário em um grupo amostral de 10 pessoas, absorvamos os seguintes resultados. 30% dos entrevistados afirmaram conhecer o “Telhado Verde”; 70%, após a explicação do que é telhado verde, tem interesse em aplicar na sua edificação; 100% dos entrevistados possuem em sua residência ventilador ou ar condicionado. Ao questionar sobre quais motivos de uso: 70%, para economizar energia; 30% para evitar alagamentos; 20% por motivo decorativo.

Conclusões:A comunidade de moradores da Ilha das Peças, mostrou interesse em implantar nas suas edificações o “Telhado Verde”, sendo então necessário efetuar novos estudos técnicos para identificar qual planta seria a mais adequada, bem como as adequações estruturais e de escoamento deverão ser previstas para a sua instalação.

Palavras-chave:Telhado Verde. Construções Sustentáveis. Ilha das Peças.