GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS - COMPOSTAGEM

SANTOS, Jair Luis Martins dos1; ARNS, Jose Fernando2;

Introdução:Segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico de Guaraqueçaba, na Ilha das Peças, não existe um sistema de coleta de resíduo orgânico. Na localidade é possível observar que os resíduos orgânicos são de responsabilidade dos moradores, veranistas e turistas.

Objetivo:O presente trabalho de pesquisa vem sendo desenvolvido na O presente trabalho de pesquisa vem sendo desenvolvido na Vila das Ilha das Peças, localizada no litoral do Estado do Paraná, localizada na Baia de Paranaguá, pertencente ao município de Guaraqueçaba, tendo o seu território pertencente ao Parque Nacional do Superagui, reconhecido como Reserva da Biosfera pela UNESCO, em 1994.

Metodologia:Primeiramente o trabalho foi feito com a coleta de dados moradores da comunidade sobre a aceitação da com os projetos de sustentabilidades desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica acompanhados dos alunos PIBIC e PIBICJR, foi constatada grande aceitabilidade dos projetos, principalmente por PIBIC e PIBICJR aceitabilidade dos projetos, principalmente por envolverem membros jovens da comunidade.

Resultados:A primeira etapa deste projeto foi realizada através de uma pesquisa de campo, com entrevistas com os moradores da comunidade, de maneira a verificar a aceitação da proposta e das ações do projeto. A aceitação foi unânime e de grande relevância para a continuidade das ações. Em uma nova pesquisa realizada junto aos moradores, algumas dificuldades surgiram, especialmente em relação a classificar o tipo de resíduo orgânico e, estimar o peso dos resíduos orgânicos produzidos pela família.

Conclusões:Aplicando o questionário elaborado pelo professor Adriano Augusto de Miranda, foi constatado que praticamente 100% da comunidade mostrou-se interessada em adotar uma compoteira fabricada com garrafa PET, substituindo o costume de enterrar restos comida. Analisando a eficiência da compoteira, a metodologia aplicada nas edificações residenciais da Ilha das Peças. O uso de compoteira, reduzir á a quantidade de alimentos á a quantidade de alimentos enterrados que contaminam o solo da ilha por material orgânico, sendo de grande valia a toda grande valia a toda comunidade; complementando a Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento complementando a Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Palavras-chave:Compoteira. Quantidade de alimentos. Complementando a Gestão. Gestão de Recursos Hídricos. Saneamento Ambiental.