REAPROVEITAMENTO DE CONTÊINERES E READEQUAÇÃO TÉRMICA COM USO DE TELHADO VERDE E REUTILIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS

BARBOSA, Rian Dos Santos1; ARNS, Jose Fernando2;

Introdução:Segundo o Plano Municipal de Saneamento Básico de Guaraqueçaba, na Ilha das Peças, não existe uma preocupação de aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável nas ilhas. Na lha das Peças, é possível observar diversos problemas ambientais, de responsabilidade dos moradores, veranistas e turistas.

Objetivo:Analisar a aceitação pela comunidade de moradores da Ilha das Peças, quanto a implantação do Projeto e divulgar formas sustentáveis de construções e melhorias na qualidade de vida.

Metodologia:Primeiramente o trabalho foi feito com a coleta de dados com moradores da comunidade sobre a aceitação da comunidade com os projetos de sustentabilidades desenvolvidos pela Pontifícia Universidade Católica acompanhados de os alunos PIBIC e PIBICJR, foi constatada grande aceitabilidade dos projetos, principalmente por envolverem membros jovens da comunidade.

Resultados:Foi constatado o conhecimento desta utilização alternativa de construção, mas desconhecimento de alternativas de controle de sensação térmica nessas construções e dúvidas quanto a viabilidade do transporte dos mesmos em nossa comunidade, concluindo que os mesmos poderiam ser utilizados aqui com o transporte de balsas, mas sua utilização ficaria limitada a proximidade com a água, já que nossa ilha somente possui caminhos estreitos e não possui ruas, tampouco equipamentos para transporte destes contêineres que chegam a pesar mais de duas toneladas, porém as mesmas alternativas podem ser usadas em outras construções.

Conclusões:Concluímos que necessitamos de maior investimento público em várias áreas de nossa comunidade e uma parceria com projetos como os nossos poderiam render muitos frutos para uma comunidade carente como a nossa, e pensando que seria um investimento menor do poder público já que uma das partes mais custosas que são as coletas de dados de viabilidade e os projetos propriamente ditos, que e uma etapa já concluída por nossos projetos em conjunto com os professores da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba, não tem motivos para que as parcerias não aconteçam.

Palavras-chave:Comunidade. Ilha das Peças. Sustentáveis. Qualidade de vida.