Artigo

SELEÇÃO DE ATRIBUTOS EM PROBLEMAS HIERÁRQUICOS USANDO WEKA - 3

CORDEIRO, Cassia Ramalho1; NIEVOLA, Julio Cesar2;

Resumo

Introdução:Todos os processos realizados por uma célula são determinados por seu conteúdo genético, mais precisamente, pelas instruções contidas em uma coleção de genes” (Da SILVA, Dr. Flávio. H. 2016) e essas informações associadas com o uso do programa WEKA 3.8 podem obter resultados interessantes como a possibilidade destas coleções causarem doenças.

Objetivo:Encontrar cadeias genéticas que possam estar associadas ao desenvolvimento de doenças, utilizando mineração de dados.

Metodologia:Foram estudados os artigos Journey to the Center of Biology (LANDER, Eric. S; Weinberg, Robert), Fundamentos em Biotecnologia- UFSCar-biogenética (Da SILVA, Dr. Flávio. H) e o Projeto Genoma Humano, que serviram para a fundamentação da pesquisa. As técnicas computacionais utilizadas foram o programa WEKA 3.8 e três bancos de dados: breastCancer-test, lungCancer-train e ALL-AML- test, e para formular as regras foram empregados três classificadores: JRip, J48 e Naivebayes.

Resultados:Foram formuladas regras que na maior parte dos casos atingiam taxas de acerto superiores a 50%. Os bancos de dados utilizados visavam os seguintes no primeiro caso os dados foram organizados de forma, a saber, se o câncer voltaria ou não, no segundo buscava prever qual seria o tipo de câncer de pulmão mais provável, Mesothelioma ou Adenocarcinoma (ADCA) e no último como forma de agrupar as instâncias em duas categorias: ALL e AML.

Conclusões:Os resultados são importantes para o futuro da medicina e da humanidade, pois somente com a realização de pesquisas nas mais diversas áreas, somado a utilização da tecnologia dos programas computacionais e dos cadastramentos genéticos dos cidadãos, haveria uma grande possibilidade de desenvolver um diagnóstico precoce de doenças, facilitando seu tratamento ou até mesmo impedindo a sua ocorrência.

Palavras-chave:WEKA 3.8. Genética. Doenças.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador