Artigo

PAISAGEM PLANEJADA: RELAÇÕES ENTRE DEBATE E PRÁTICA DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES EM PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS PARA MELHORIA DA QUALIDADE URBANA

MEDEIROS, Joao Phellipe Mascarenhas1; RUANI, Carla3; HARDT, Carlos3; SILVA, Julio Cesar Barros3; PELLIZZARO, Patrícia Costa3; ABADE, Victor Augusto Bosquilia3; HARDT, Leticia Peret Antunes2;

Resumo

Introdução:O presente trabalho é baseado no entendimento das relações entre princípios teóricos e experiências empíricas da aplicação de soluções tecnológicas e de processos inovadores ao planejamento e à melhoria da qualidade da paisagem urbana, em um contexto posterior à edição do Estatuto da Cidade (2001).

Objetivo:Com embasamento em textos científicos, seus objetivos específicos são: ampliar o mapeamento do debate acerca de tecnologias e inovações, assim como o detalhamento de seus fundamentos práticos essenciais à interpretação do tema, e propor subsídios à gestão, ao planejamento e ao projeto da paisagem relacionados à atuação dos planos diretores municipais, visando à administração democrática do espaço urbanizado.

Metodologia:O trabalho foi desenvolvido em conjunto com grupo de pesquisadores e baseado em estudos anteriores (2016) e paralelos (2017), consistindo em duas partes principais: a compreensão dos tópicos abordados por meio de referências teórico-metodológicas, com levantamento bibliográfico e bibliométrico de conteúdo acadêmico e associação dos materiais mais importantes para apreciação; e a análise dos resultados para proposição de subsídios ao processo de gestão urbana. A bibliometria foi executada junto ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com busca por artigos por meio de pares de palavras-chaves em português, inglês e espanhol pertinentes aos assuntos de interesse. A leitura dos textos permitiu o seu enquadramento nos temas básicos, havendo a classificação de tipologias tecnológicas e de opções inovadoras, com classificação por temáticas secundárias e localização geográfica dos casos abordados. Por fim, foram discutidos os produtos obtidos, sendo realizada a comparação entre os gerados pelas investigações simultâneas.

Resultados:Nesse âmbito, diagnostica-se uma conjuntura de aplicação de diversas tipologias tecnológicas em nível mundial, como a predominância do uso de sistemas geográficos de informação e sua respectiva consolidação, com foco especial no planejamento territorial. Também são marcantes a crescente utilização de tecnologias de informação e comunicação, com ênfase às atreladas ao governo eletrônico e a cidades inteligentes, e a adoção de outras relacionadas à realidade virtual, visando à concepção tridimensional de centros urbanos. Geograficamente, depreende-se a grande quantidade de estudos na China, envolvendo diversas parcerias com a iniciativa privada, bem como a iniciativa europeia de integração de novos recursos, especialmente para o melhoramento do espaço já consolidado.

Conclusões:Conclui-se, então, que a aplicação de opções tecnológicas e de soluções inovadoras tem buscado integrar essas alternativas, revelando a necessidade intrínseca de administradores públicos trabalharem com diferentes vertentes, com os intuitos do acompanhamento dos novos tempos e da efetivação da gestão democrática das paisagens urbanizadas.

Palavras-chave:Paisagem urbana. Planejamento e gestão. Alternativas tecnológicas. Processos inovadores. Teoria e prática.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador