Artigo

PERÍODO MILITAR E OS ACORDOS MEC-USAID

MOOJEN, Isis Da Silva1; KIRA, Luci Frare2;

Resumo

Introdução:Neste trabalho foram analisados os acordos MEC-USAID no período da ditadura militar brasileira (1964-1985), os quais formaram um convênio entre os norte-americanos e militares, para fazer uma reformulação no sistema educacional no período ditatorial.

Objetivo:Inicialmente tivemos como principal objetivo a análise do período ditatorial e as reais razões do golpe. Todavia destacamos os acordos MEC-USAID que traçaram os rumos do sistema educacional brasileiro.

Metodologia:Foram coletados diversos materiais de autores, pensadores e comentadores, assim, foram feitos resumos e resenhas para auxiliar nas etapas previstas no cronograma do projeto. Dessa forma, por haver vasto acervo de materiais sobre o assunto, não encontramos dificuldades na busca por referências que julgamos necessárias para a conclusão deste projeto.

Resultados:Podemos enfatizar que a crise política mundial refletiu diretamente no Brasil, levando o mesmo a uma ditadura militar que provocou mudanças significativas em vários âmbitos como o social, cultural, político, econômico e educacional. Portanto, resultou em vários acordos entre o governo brasileiro e o americano. Diante de tudo que foi pesquisado e dos resultados obtidos, podemos refletir que os 20 anos de ditadura militar tiveram como consequência perdas irreparáveis para a sociedade. Porém, apesar de termos o controle dos militares, obtivemos avanços sociais, o Estado continuou a proporcionar meios de crescimento e modernização, com grande influência dos modelos de países desenvolvidos.

Conclusões:O trabalho foi desenvolvido com pesquisas em obras em que pudemos compreender mais sobre os efeitos da ditadura na educação e também adquirimos uma perspectiva sobre o tema, que consideramos de suma importância para entender e analisar os reais motivos dos acordos traçados entre o governo americano e o brasileiro.

Palavras-chave:Ditadura Militar. Educação. Acordos. MEC-USAID. Política.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador