Artigo

ANALISAR A PROFISSIONALIZAÇÃO FRACASSADA NO PERÍODO MILITAR

FAHUR, Lucas Do Nascimento1; KIRA, Luci Frare2;

Resumo

Introdução:O trabalho analisa a causa da falha na profissionalização, gerada pela lei nº 5.692/71, Lei de Diretrizes e Bases para a Educação - LDB, promulgada durante o período de ditadura militar, que tinha como objetivo a reestruturação do molde do ensino no país.

Objetivo:O trabalho disserta sobre dois focos, o primeiro é a análise do período militar (economicamente, socialmente e o aspecto político), já no segundo foco o trabalho estuda a LDB, esclarecendo sua proposta, acentuando também o porquê do fracasso da profissionalização e suas consequências.

Metodologia:A metodologia empregada ao trabalho foi bem simples, porém muito eficaz, sendo realizada a revisão narrativa da literatura, recomendada pela professora orientadora, uma pesquisa de campo foi efetuada com um parente próximo que viveu no período ditatorial, e documentos extras, como artigos, foram lidos. Essas leituras serviram de base para a construção da opinião sobre a profissionalização do período militar. O cronograma previsto foi parcialmente cumprido, não tendo sido possível uma entrevista (troca de ideias) com nenhum escritor e/ou especialista na ditadura.

Resultados:O trabalho teve o resultado esperado, a análise leva à conclusão de que a infraestrutura que o país dispunha no momento da reforma do ensino não poderia suprir a necessidade criada pela mesma. Outra conclusão é de que a necessidade de mão de obra, criada desde 1955, deveria ter sido suprida por meios de profissionalização em nível técnico.

Conclusões:Ao avaliar os resultados, podemos concluir que o investimento na área de educação deveria ter sido mais bem planejado, aumentando, primeiro, a infraestrutura, posteriormente iniciando os cursos técnicos das escolas, e, paralelamente a esse processo, que duraria pelo menos alguns anos, expandindo exponencialmente o investimento na área educacional.

Palavras-chave:Educação. Trabalho. Profissionalização. Ditadura Militar. Educação.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador