ANALISAR O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA DITADURA MILITAR

POTRICH, Maithe1; KIRA, Luci Frare2;

Introdução:A pesquisa finalizada teve como objetivo o estudo do tema “Analisar o Papel da Universidade na Ditadura Militar”. O foco principal deste projeto foi apresentar as mudanças que ocorreram no ensino superior do Brasil durante o período da ditadura. A ditadura militar durou de 1964 até 1985 e foi um período marcado por manter um caráter antidemocrático. O governo, dominado por integrantes das Forças Armadas, vetava a participação popular na política, censurava qualquer manifestação de ideais opostos aos que eram estabelecidos pelos militares e reprimia com violência quem fosse considerado inimigo do regime.No campo econômico, observamos a diminuição da inflação, abertura a investimentos estrangeiros no Brasil, congelamento salarial, além de incentivo à classe média a aumentar o mercado consumidor nacional. Muitas medidas adotadas foram rejeitadas pela população.

Objetivo:A pesquisa que está sendo realizada tem como objetivo geral o estudo do tema “Analisar o Papel da Universidade na Ditadura Militar”. Assim, tem a pesquisa, como objetivos específicos, conhecer e estudar as mudanças ocorridas na sociedade com relação à política, economia, cultura e história e, ainda apresentar as mudanças que ocorreram no ensino superior do Brasil durante o período da ditadura.

Metodologia:Com relação ao método, selecionamos diversos materiais de autores, pensadores e comentadores, que foram de suma importância na pesquisa. Sobre o tema da nossa pesquisa, foi necessário fazer um recorte no material coletado e lido, pois há um vasto acervo de materiais sobre o assunto. O método foi de leitura, análise e reflexão, para, num segundo momento, escrevermos o relatório final.

Resultados:Os resultados obtidos por meio das leituras e reflexões serviram grandemente para finalizarmos a pesquisa e atingir nossos objetivos iniciais com louvor. Portanto, a pesquisa sobre “O Papel da Universidade na Ditadura Militar” nos permitiu observar o real papel do ensino superior no período militar do Brasil. O novo modelo universitário que foi criado apresentava forte influência do modelo norte-americano, para inserir as universidades no plano de desenvolvimento elaborado pelos militares. A reforma foi oficialmente estabelecida, ela propunha novas regras para a organização do ensino superior. Todavia concedia autonomia didático-científica e financeira às universidades públicas e despolitizava estas instituições de ensino superior.

Conclusões:Concluindo esta pesquisa, constatamos que a mesma foi de suma importância para a nossa atual e futura caminhada acadêmica. Pudemos notar a abundância de bibliografias sobre o tema, mas concluímos que o assunto não se esgota e nem finaliza neste projeto de PIBIC Jr. O conhecimento adquirido nesta pesquisa de iniciação científica foi gratificante para a reflexão científico-cultural, assim como para nosso crescimento em relação aos assuntos abordados, ou seja, os temas de ordem econômica, política e social de um grande período da história da universidade brasileira.

Palavras-chave:Educação. Universidade. Política. Ditadura Militar.