Artigo

PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO DE USUÁRIOS DEPENDENTES E NÃO DEPENDENTES DO CRACK

CAMARGO, Tassila Geogia Cardoso1; MALACARNE, Ingra Taís3; SANTOS, Érica Maria dos3; PENTEADO, Carlos Antonio Schaffer3; BATISTA, Thiago Beltrami Dias3; MARTINI, Milena Binhame Albini3; CHAIBEN, Cassiano Lima3; HENN, Indiara Welter3; ALANIS, Luciana Reis Azevedo2;

Resumo

Introdução:No Brasil, o consumo de crack tem sido alvo de grande preocupação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o Brasil como sendo uma das nações onde o consumo de estimulantes, como a cocaína intranasal (pó) ou fumada (crack, merla ou oxi), está aumentando, enquanto nos outros países está diminuindo. Alguns estudos têm demostrado que cerca de 50% do risco para consumo de cocaína ou outra droga tem influência genética, ou seja, há indícios de que exista susceptibilidade genética para a dependência à cocaína/crack.

Objetivo:Avaliar o perfil sócio-demográfico de usuários dependentes e não dependentes do crack.

Metodologia:Foram avaliados usuários dependentes e não dependentes de crack provenientes de clínicas de reabilitação de Curitiba e região metropolitana. Os participantes responderam um questionário sócio-demográfico e dados sobre consumo de álcool, tabaco e crack.

Resultados:Foram avaliados 123 homens, 64 usuários dependentes de crack e 59 não dependentes de crack. A média de idade dos grupos dependentes de crack e não dependentes de crack foi 34± 9,2 e 35± 9,6 anos, respectivamente. A maioria dos entrevistados de ambos os grupos eram leucodermas, solteiros, trabalhadores de manutenção e reparação, com casa própria e sem rendimento. Entre os dependentes de crack, 57 (89,1%) eram tabagistas e 56 (87,5%), etilistas; entre os não dependentes, 56 (94,9%) fumavam e 51 (86,4%) bebiam. No grupo de dependentes de crack, o tempo médio de consumo de crack foi 15±7,7 anos e a quantidade média de 27±42,1 pedras/semana.

Conclusões:Os usuários dependentes e não dependentes de crack apresentaram perfil sócio-demográfico semelhante.

Palavras-chave:Cocaína Crack. Saúde bucal.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador