Artigo

DISSEMINANDO ESTRADAS FLORESTAIS

PEGO, Vitor Gabriel De Souza1; RIBASKI, Nayara Guetten2;

Resumo

Introdução:As estradas florestais são extremamente importantes principalmente para a produção florestal, pois são responsáveis pelo escoamento da produção. As estradas permitem a implantação, manutenção, proteção, colheita, transporte dos produtos e administração das florestas.

Objetivo:conhecer as estradas florestais, sua importância e auxiliar na elaboração de uma cartilha sobre estradas florestais.

Metodologia:O projeto foi dividido em 5 etapas, sendo elas: ETAPA 1 – Estudar a importância de estradas florestais, ETAPA 2 – Estudar e conhecer os modos de construção de estradas florestais, ETAPA 3 – Conhecer os custos envolvidos na construção de estradas florestais, ETAPA 4 – Verificar se os textos explicativos elaborados pela equipe estão de fácil compreensão para seguir os passos necessários para a construção de estradas e ETAPA 5 – Preparação de apresentação.

Resultados:Das etapas previstas para a elaboração do projeto, duas ficaram comprometidas, sendo a etapa 3 e a etapa 5. Na etapa 3 estava difícil de acompanhar e encontrar os materiais necessários, por tanto a orientadora eliminou essa etapa. E por conta da demora para realizar as demais etapas não houve tempo para deixar a apresentação do SEMIC pronto antes de finalizar o projeto. O projeto do PIBIC JR estava andando em parceria com um projeto do PIBIC, onde foi construído a cartilha – manual de estradas florestais. Para finalizar o meu projeto fiz a releitura da cartilha e contribui mencionando quais eram os itens de difícil interpretação.

Conclusões:Consegui captar a ideia e noção do que é a engenharia florestal, seus objetivos e sua importância. Pude coletar muitos dados, a fim de adquirir mais conhecimento a ser posto no objetivo final.

Palavras-chave:Cartilha. Estrada. Floresta.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador