Artigo

ESTUDO ANATÔMICOO DO FORÂME INFRAORBITAL EM IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO ESTUDO DA ANATOMIA BUCOMAXILOFACIAL UTILIZANDO IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO

MEAN, Giovanna Mahon1; GALINA, Fabiano3; HAMANDOSH, Aseel3; COUTO, Soraya de Azambuja Berti3; SERRAGLIO, Ana Paula Scotti3; JÚNIOR, Sérgio Cardoso3; SOUZA, Paulo Henrique Couto2;

Resumo

Introdução:Com o advento da tomografia computadorizada de feixe cônico na Odontologia, o estudo da anatomia bucomaxilofacial passou a ser realizado de forma mais detalhada e precisa, a exemplo do forame infraorbital.

Objetivo:Realizar medições lineares da distância do forame infaorbital até o plano sagital mediano, comparando os lados direito e esquerdo e os sexos masculino e feminino, em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico.

Metodologia:Foram utilizadas 102 imagens de tomografia computadorizada, sendo 51 de pacientes masculinos e 51 de pacientes femininos, realizada no tomógrafo ICAT Imaging Sciences International (EUA). Realizou-se a medida tomando-se como referência o centro do forame infraorbital até a linha do plano sagital mediano nos cortes sagital e coronal, nos lados esquerdo e direito. Os arquivos foram abertos no programa OnDemand 3D (KOREA), e avaliados no monitor LG de 1280x1024 pixels, utilizando-se a ferramenta de distância linear do programa.

Resultados:Utilizando-se os testes estatísticos T pareado e T independente, constatou-se que não houve diferença significante das médias da medida do forame infraorbital até o plano sagital mediano entre os lados esquerdo e direito e entre os sexos masculino e feminino (p>0.05).

Conclusões:A medida linear do forame infraorbital até o plano sagital mediano não mostrou diferenças entre os lados esquerdo e direito e entre os sexos masculino e feminino, podendo ser utilizada como referência em procedimentos clínicos e/ou cirúrgicos que envolvam esta estrutura anatômica.

Palavras-chave:Forame infraorbital. Tomografia de feixe cônico. Anatomia.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador