CAPACITAÇÃO EM DEFESA CIVIL: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E MÍDIAS PARA O JOGO DIGITAL

MACIEL, Victor1; BITENCOURT, Rosimeire Sedrez2;

Introdução:As recorrentes tragédias causadas pelas chuvas no país mostram o quanto algumas comunidades continuam expostas a esses tipos de acidentes. Assim, a ideia da pesquisa foi realizar o desenvolvimento de um curso que ensinasse às crianças as orientações da Defesa Civil sobre formas de prevenir enchentes. O curso foi realizado através de um jogo que foi implantado em uma escola municipal de Curitiba. A pergunta principal foi: “As crianças podem aprender de uma maneira mais descontraída?”

Objetivo:Esse curso foi desenvolvido a partir do jogo PrevEnchente, e teve como objetivo contribuir com a capacitação realizada pela Defesa Civil nas escolas da Rede Municipal de Curitiba. Dessa forma, o curso buscou o aprendizado das crianças de uma maneira diferenciada, que seja mais divertida e intuitiva. O game busca esse aprendizado em relação às medidas corretas a serem tomadas em determinadas situações, para que caso venham a ocorrer, o conhecimento adquirido possa salvar vidas.

Metodologia:jogo já tinha sido desenvolvido anteriormente, assim, durante o curso foi feito o meio de avaliação pelo qual as crianças passaram antes e depois de jogar o jogo, bem como um método de avaliação de seu aprendizado. Assim, foi realizada a implantação do game no colégio escolhido. Por fim, foi feita a avaliação das respostas das crianças para as perguntas feitas, comparando as respostas antes e depois de jogarem o jogo, enquanto os resultados foram tabelados.

Resultados:Foi obtida a resposta de que, de fato, as crianças podem aprender de outra maneira, e ainda, que a maioria delas gostou muito de realizar uma atividade diferente do que sempre fazem. A diferença entre as respostas antes e depois da jogatina mostra que os pequenos absorveram o conhecimento passado para eles através do game. Então espera-se que esse conhecimento possa ser passado adiante.

Conclusões:Com os resultados obtidos, vê-se que há um grande potencial em formas alternativas de ensino. É possível que as lições não fiquem presas às salas de aula e que as crianças também aprendam se divertindo.

Palavras-chave:Prevenção. Enchente. Jogo. Crianças.