Artigo

TRANSCRIÇÃO DE DADOS COLETADOS EM ENTREVISTAS DE MULHERES NO PÓS-OPERATÓRIO EM MASTECTOMIA

HONJO, Cindy Maureen Rossoni1; FIDALSKI, Solena Ziemer Kusma2;

Resumo

Introdução:undialmente, o câncer de mama representa a entidade neoplásica de maior incidência e mortalidade na população feminina. O desenvolvimento atual da medicina transformou, em muitos casos, a história natural da doença de uma certeza de mortalidade para uma doença de caráter crônico e consegue fornecer maior sobrevida às pacientes. Dentre os procedimentos cirúrgicos utilizados, há técnicas conservadoras que tentam preservar o máximo de tecido mamário ou a mastectomia, que retira toda a glândula mamária e tem papel fundamental no tratamento de doenças mais avançadas. Tal técnica assegura melhor sobrevida e índices de recidiva da doença. A mama possui singular importância na sexualidade da mulher e um papel simbólico da feminilidade, a cirurgia da mastectomia, traz consigo uma imagem de procedimento mutilante, e por consequência, inúmeras alterações psicossociais para a paciente.

Objetivo:O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da mastectomia em algumas esferas da qualidade de vida das pacientes, a qual é sobremaneira, atrelada ao acompanhamento e suporte fornecido pela equipe de atendimento.

Metodologia:O estudo tem caráter observacional qualitativo, em que os pesquisadores entrevistaram 11 mulheres após a cirurgia de mastectomia. As entrevista foram gravadas, transcritas e avaliadas de acordo com o método de análise do conteúdo.

Resultados:Os resultados heterogêneos apontam fortes influências de fatores externos na posterior qualidade de vida e aceitação das entrevistadas, como o suporte familiar, os relacionamentos afetivos, a busca por grupos de apoios e espiritualidade.

Conclusões:Além disso, observou-se que a presença de equipe multidisciplinar, cumprindo a integralidade no tratamento, foi capaz de potencializar a qualidade de vida das mulheres mastectomizadas, ao prever a necessidade de reconstrução mamária, correta orientação dos procedimentos e saber encaminhar seus pacientes a outros profissionais quando necessário.

Palavras-chave:Câncer de Mama. Mastectomia. Qualidade de vida.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador