ENSINO TRANSVERSAL SOB A ÓTICA DA BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS

SILVA, Maria De Melo1; SILVA, Janete Dubisaki3; CUNHA, Thiago Rocha Da2;

Introdução:A pesquisa desenvolvida tem como base o ensino dos Temas Transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a partir da interface entre a bioética e os Direitos Humanos utilizando o Role-Playing Game (RPG) como um método alternativo de ensino. Os temas foram escolhidos baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que definem os seguintes Temas Transversais para a educação básica brasileira: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultural.

Objetivo:Este trabalho teve como objetivo desenvolver um método alternativo de ensino utilizando o RPG que propicie o surgimento de conflitos éticos relacionados especificamente ao Tema Transversal sobre Orientação Sexual.

Metodologia:A construção do sistema de ensino utilizou-se do RPG, ou seja, do jogo de interpretação de papéis. Este jogo situa-se em um cenário hipotético pós-apocalítico, - chamado Nova Eden - onde os participantes devem assumir os papeis de sobreviventes para recomeçarem uma nova civilização humana baseada em preceitos de bioética e Direitos Humanos. O jogo foi aplicado em uma escola pública da região de Curitiba (Paraná) com um grupo de 15 alunos do nono ano da educação. Neste cenário, os pesquisadores envolvidos no estudo assuiram o papel de Mestre no RPG, introduzindo os conflitos que foram trabalhados de modo interdisciplinar e transversal, incluindo a temática da Orientação Sexual.

Resultados:Na aplicação do jogo verificou-se que os participantes da pesquisa puderam absorver e trabalhar juntos com os conflitos que surgiram durante a partida, buscando decidir o melhor caminho por onde eles poderiam seguir para resolver problemas relacionados à temática Orientação Sexual. Os conflitos, conceitos e discussões que emergiram deste tema envolveram a questão da mortalidade materna e da superpopulação da terra, tendo sido considerados à luz de referenciais da bioética e dos direitos humanos.

Conclusões:Conclui-se, após análise crítica da experiência, que a pesquisa obteve os resultados esperados, mostrando que temas transversais, indisciplinares e complexos, como a orientação sexual, podem ser trabalhados a patir da utilização de métodos alternativos baseado em RPG.

Palavras-chave:Bioética. Educação. Temas Transversais. Direitos Humanos.