ENSINO TRANSVERSAL SOB A ÓTICA DA BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS

SOUZA, Katy Ketellyn1; SILVA, Janete Dubiaski3; CUNHA, Thiago Rocha Da2;

Introdução:A pesquisa desenvolvida tem como base o ensino dos Temas Transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a partir da interface entre a Bioética e os Direitos Humanos. Para tanto, utilizou o Role-Playing Game (RPG) como um método alternativo de ensino especificamente criado e desenvolvido para ser aplicado em sala de aula.

Objetivo:Assim, esta comunicação tem como objetivo relatar a aplicação de um método de ensino utilizando o RPG que propicie o surgimento de conflitos éticos relacionados ao tema transversal Trabalho e Consumo.

Metodologia:A construção do sistema de ensino utilizou-se de revisões da literatura do tema transversal específico (Trabalho em Consumo), da interface entre bioética e direitos humanos e de métodos alternativos de ensino baseados em RPG. O jogo desenvolvido situa-se em um cenário hipotético pós-apocalítico, - chamado Nova Eden - onde os participantes devem assumir os papeis de sobreviventes para recomeçarem uma nova civilização humana baseada em preceitos Bioéticos da Declaração Universal de Bioética e Diretos Humanos. A partir deste cenário o professor, que assume o papel de Mestre no RPG, introduz os conflitos que são trabalhados de modo interdisciplinar e transversal, incluindo a temática do Trabalho e Consumo. O cenário da aplicação do jogo foi uma sala de aula com uma turma de ensino fundamental de 9° ano de uma escola pública de Curitiba, PR.

Resultados:Observou-se na aplicação do jogo no colégio da turma de ensino fundamental que os participantes da pesquisa puderam absorver e trabalhar juntos com os conflitos que surgiram durante a partida, buscando decidir o melhor caminho por onde eles poderiam seguir para resolver problemáticas relacionadas à temática Trabalho e Consumo. Os conflitos, conceitos e discussões que emergiram deste tema envolveram a questão do Consumismo e Desemprego e Produção Sustentável, tendo sido considerados à luz de outros Temas Transversais e de aspectos da bioética e dos direitos humanos.

Conclusões:A pesquisa foi desenvolvida utilizando de um jogo onde poderiam surgir mais de um tema ou conflitos, obteve-se os resultados esperados, mostrando que pode ser utilizado como um método alternativo de ensino dos Temas Transversais indicados pelos PCN utilizando o RPG.

Palavras-chave:Bioética. Educação. Temas Transversais. Direitos Humanos.