Artigo

MÉDICO VETERINÁRIO ESTÁ INSERIDO NO NASF?

DIETRICH, Leticia1; LIMA, Vanessa Yuri De2;

Resumo

Introdução:A pesquisa baseia-se em analisar a função do médico veterinário na sociedade, relacionar seus aspectos e sua posição conforme os órgãos de saúde das prefeituras, precisamente, investigar a introdução desses profissionais no Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O médico veterinário se incorpora muito facilmente ao grupo de profissionais de saúde por estar habituado a proteger a população contra as enfermidades coletivas. O tipo de formação recebida pelo médico veterinário está em harmonia com o conceito de saúde pública, que considera todos os fatores que determinam saúde coletiva, sem limitar-se às necessidades do indivíduo (DAHER, 2007).

Objetivo:Realizar um levantamento no estado do Paraná de quantos médicos veterinários estão inseridos no NASF e quais suas atividades dentro destes núcleos.

Metodologia:O estudo foi conduzido a partir da coleta de e-mails das prefeituras paranaenses (399), onde, segundo os contatos, foi enviado um questionário convencional com questões fechadas, com a avaliação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa(CEP), perguntando sobre as ações do profissional em questão no NASF.

Resultados:Os resultados coletados foram organizados em uma tabela, com 13 respostas das 339 solicitadas (3,25%), no entanto, apenas um indivíduo respondeu às perguntas sobre as ações dentro no NASF, tornando difícil uma comparação concreta com a realidade do Paraná acerca do assunto.

Conclusões:A partir desse desfecho, a pesquisa buscou analisar também os motivos que ocasionaram tais consequências, encontrando dificuldades por parte das prefeituras e a forma de contato que elas propõem, principalmente na invalidação de dados fornecidos em seus websites.

Palavras-chave:Saúde Pública. Profissional. Ações.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador