DESCOBERTA DE GÊNES LIGADOS A ALGUNS TIPOS DE CANCÊS USANDO TECNINCAS COMPUTACIONAIS

KIEM, Jessica Tereza Cardoso1; NIEVOLA, Julio Cesar2;

Introdução:Presentemente, a genética tem composto uma grande parte de diversos estudos, devido a descobertas constantes e possíveis, e até mesmo as patologias com dificuldades de tratamento que a mesma desenvolve. Sendo assim o projeto desenvolvido em questão “A descoberta de genes que geram alguns tipos de Câncer- usando técnicas computacionais”, tem como função auxiliar na parte técnica em função de verificar se um paciente que já obteve a oncologia tem chances de sofrer novamente a mesma ou prever se alguém considerado sem anomalias genéticas desenvolverá ao decorrer dos anos a mazela.

Objetivo:Com a grande demanda e necessidade de agilizar o processo de descoberta destes genes e recaídas, a finalidade do projeto é utilizar um sistema de banco de dados de pacientes genéticos e criar padrões para descobrir genes em comum que são expressos para a existência da doença.

Metodologia:Inicialmente a pesquisa introduziu-se pela investigação de materiais como livros, artigos, relatos, vídeos e revistas disponibilizados pelo orientador. O qual mais contribuiu para locar o estudo em questão foi o artigo “The human Genome project”, em que vários autores descrevem a criação do mesmo com início na década de 70. Este projeto Genoma foi um grande estudo coordenado em apurações biológicas, direcionado a criar um mapa detalhado do DNA humano, podemos assim dizer que foi um marco e base para atuais estudos da área. Também contamos com o artigo “Journey to the Center of Biology”, redigido por Eric Lander e Robert Weinberg relata os primórdios técnicos e experimentais da Genética em si. Aproximando-se mais de bases de dados o tutorial “Computational Biology” escrito por Dr. Jeniffer McDowall relata estilos de técnicas computacionais para chegar em resultados mais realistas. Seguimos então para utilização do Weka, um programa de mineração de dado, em que ao lançar os dados pré-existentes ele cria regras e padrões analisando uma porção de segmentos, para conquistarmos as melhores assertividades sobre a patológica e gêneses. Esse software foi desenvolvido por alunos e mestres na University Waikato, com objetivo de dar mais disponibilidade e agilidade para pesquisas do gênero biológico. Por finalidade realizamos as averiguações de genes específicos em revistas, sites, artigos científicos, pesquisas e livros, para entender os fatores internos e externos que movem este material genético anômalo e como poderemos reagir com o descoberto. Tendo a função de uma vacina no sentido de prevenção de deficiências futuras.

Resultados:Com os padrões e regras de programa adquiridos, possibilitou visionar os genes que são expressos conforme o sentido quantitativo em seus níveis, conforme o Weka ofertou na mineração das bases fornecidas. Gerando assim uma coleta de genes para verificar com a compatibilidade da doença em questão: Câncer.

Conclusões:A relevância dos resultados de forma social tem como cumprir o papel de propostas de rever o comportamento humano em algumas atividades exercidas pelo ex-portador e o portador alvo da patologia. Cientificamente implicam em estudos mais profundos, necessitando de melhores ênfases e recursos para prosseguir. Mas podemos ver que esse projeto tem um espaço garantido em estudos presenciais e futurísticos.

Palavras-chave:Patologia. Câncer. Genética. Humano.