GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE FUNÇÕES

Milicio, Milena Rodrigues1; MORAES, Gezelda Christiane2;

Introdução:Com o avanço tecnológico em todas as áreas, na última década, o ensino não deve ficar para trás. Sendo assim, esta pesquisa foi realizada com o intuito de tornar os métodos de ensino da matemática mais receptivos para a opinião do estudante no que diz respeito à utilização de softwares de matemática dinâmica, como o GeoGebra, que cria uma associação entre álgebra e geometria de forma simples e intuitiva, sendo utilizado por professores e estudantes do mundo inteiro.

Objetivo:Identificar e sanar as principais dúvidas dos alunos do ensino superior sobre os conteúdos de função afim e função quadrática, por meio do uso do software GeoGebra, fornecendo a eles uma visão palpável e gráfica dos conteúdos antes vistos apenas na teoria.

Metodologia:Utilizando uma aula para cada um dos temas (função afim e função quadrática), a pesquisa foi conduzida com a turma dividida em grupos, portando equipamentos eletrônicos como tablets e notebooks com o GeoGebra. Em cada uma das aulas foi dada uma breve explicação sobre o funcionamento do aplicativo e o tema do questionário on-line que futuramente seria aplicado pelo Qualtrics, com perguntas-chave essenciais para a compreensão do assunto.

Resultados:O desempenho dos estudantes foi consideravelmente bom nos questionários e eles, inclusive, foram capazes de compreender um pouco além da explicação previamente dada. Também alegaram uma melhor compreensão dos assuntos-tema trabalhados, além de gostarem e aproveitarem melhor as aulas com a interação tecnológica.

Conclusões:A aprovação dos alunos quanto ao GeoGebra em sala de aula foi extrema, abrindo, portanto, uma oportunidade para o reinvento da maneira que a matemática é ensinada no ensino superior.

Palavras-chave:GeoGebra. Ensino Superior. Funções. Estudantes.