CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE CURITIBA, PR SOBRE O TRAUMA DENTÁRIO

RIBEIRO, Ana Beatriz1; WESTPHALEN, Vânia Portela Ditzel 3; CARNEIRO, Everdan2;

Introdução:O trauma dentário pode ter um impacto significativo para a qualidade de vida de crianças e adolescentes. A maioria dos traumas envolve dentes anteriores, o que pode levar a restrições envolvendo dificuldades para morder, falar com clareza, além de provocar constrangimentos ao mostrar os dentes. Pois o comprometimento estético do trauma também leva a problemas emocionais, limitando o convívio social, fazendo com que a criança ou adolescente evite sorrir e mostrar seus dentes.

Objetivo:Verificar o nível de conhecimento dos professores de uma escola de Curitiba a respeito do trauma dentário.

Metodologia:A pesquisa foi realizada com os professores do Colégio Social Madre Clélia e teve como método a pesquisa de campo por meio de um questionário. Os questionários foram enviados após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da PUCPR. Este questionário teve como finalidade conhecer a respeito dos traumatismos dentários, se já enfrentaram esta situação, ou se não, se já tiveram alguma informação a respeito.

Resultados:Resultados parciais: 52 questionários foram respondidos de um total de 99 professores que trabalham na escola. Nove questões sobre o trauma dentário foram respondidas e os dados estão sendo tabulados. A análise estatística será realizada gerando distribuição de frequência simples de cada uma das variáveis.

Conclusões:

Palavras-chave: