Artigo

INTERAÇÃO DE PROTEINAS COM RECEPTORES CELULARES - ANÁLISE POR MICROSCOPIA - BIOLOGIA CELULAR E BIO-QUÍMICA

JUHL, Renata Victória Mello1; SEGATO, André Kaleb 3; NUNOVERO, Marcos Felipe Iparraguirre 3; CARNEIRO, Everdan2;

Resumo

Introdução:A tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) é um método contemporâneo para obtenção de imagens radiológicas, que não produz distorção das mesmas. Pode ser aplicada clinicamente, tem potencial na endodontia de localizar o foramen apical, melhorando a visualização da morfologia do SCR e com isso pode aumentar a determinação do comprimento de trabalho.

Objetivo:Avaliar, ex vivo, a eficácia do software OnDemand3D na determinação do comprimento de trabalho do canal radicular por CBCT.

Metodologia:A amostra será constituída de 30 pré-molares inferiores humanos obtidos do banco de dentes da PUCPR. Os dentes serão submetidos a CBCT (Scandora 3D, Soredex, Tuusula, Finlândia). As imagens obtidas serão analisadas através do software OnDemand 3D. O comprimento de trabalho será determinado entre a distância da borda de referência oclusal até o foramen apical. As medidas fornecidas por este software serão registradas em uma planilha do excel. Para verificar a eficácia do software, os resultados serão comparados com a medida real do dente, padrão ouro.

Resultados:Resultados parciais: Após a calibração do operador, as medidas do software serão realizadas em dois tempos experimentais. T0 corresponde a medida do tempo 1 e T30 corresponde a uma nova medição após 30 dias da primeira avaliação. Os dados coletados serão comparados ao padrão ouro e será ainda verificado a reprodutibilidade pela concordância intra-observacional.

Conclusões:

Palavras-chave:

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador