Artigo

ANÁLISE DE FATORES GENÉTICOS E A SUSCETIBILIDADE À PERDA DE IMPLANTES DENTAIS OSSEOINTEGRÁVEIS / /

PEREIRA, Thaís Munhoz1; ALVIM-PEREIRA, Fabiano3; ALVIM-PEREIRA, Claudia Cristina3; SOUZA, Cleber Machado de 3; TREVILATTO, Paula Cristina 2;

Resumo

Introdução:SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) têm sido investigados com o objetivo de detectar indivíduos mais suscetíveis à diversas doenças e, mais recentemente, à perda de implantes dentais osseointegráveis. Além disso, o fenômeno de clusterização, que é a tendência de concentração de perdas de implantes em alguns indivíduos, reforça o papel do background genético do hospedeiro na determinação deste fenótipo.

Objetivo:Este trabalho se propôs a analisar polimorfismos no gene VDR e buscar associação com a perda de implantes dentais.

Metodologia:A amostra foi composta por pacientes de ambos os gêneros, caucasianos e acima dos 25 anos de idade. O grupo controle caracterizou-se por 163 pacientes apresentando um ou mais implantes saudáveis e em função por no mínimo seis meses e o grupo caso, por 81 pacientes que sofreram perda de implantes. Perfil socioeconômico, estado médico geral, fumo, parâmetros de higiene bucal, condição periodontal, número de dentes presentes e de implantes instalados foram analisados. O DNA foi extraído a partir de células do epitélio bucal e a análise dos polimorfismos foi realizada por PCR em tempo real. A associação entre SNPs e a perda de implantes foi estimada através do teste qui-quadrado e valores de p<0,05 foram considerados significativos.

Resultados:Edentulismo, número de implantes instalados, índice gengival, de placa e de cálculo apresentaram resultados significantes na análise univariada. Contudo, após a multivariada, a associação manteve-se apenas para número de implantes instalados e índice gengival. Na avaliação dos SNPs, nenhum polimorfismo mostrou-se associado com a perda de implantes.

Conclusões:Somente variáveis clínicas e periodontais mostraram-se associadas com a perda de implantes dentários.

Palavras-chave:Perda de implante dental. Polimorfismos genéticos. VDR.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador