RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

SANTOS, Elias Lopes dos1; SANTOS, Abel Ribeiro Dos2;

Introdução:A presente pesquisa tem como foco a discussão sobre a inclusão e permanência das minorias sociais e raciais em universidades públicas por meio das ações afirmativas.

Objetivo:Este trabalho tem como objetivo trazer uma análise do ingresso e permanência desses indivíduos nas universidades públicas, por meio das ações afirmativas, que se estabeleceu de forma legal por meio da Lei Federal 12.711/2012.

Metodologia:Recorreu-se a pesquisa bibliográfica para obtenção dos dados necessários ao andamento da reflexão e os conteúdos disponibilizados consistiam de ensaios, estudos empíricos e entrevistas, dentre outros.

Resultados:Nota-se que ações que visam à permanência dos estudantes negros no meio acadêmico vêm crescendo ao ponto que é perceptível que a evasão se dá, principalmente porque as diferenças e as dificuldades, em sua grande parte de cunho econômico, tendo em vista que a maior parte da população pobre no Brasil é composta por negros, para esses (as) estudantes tem se dado pela via das discriminações raciais, com o agravante das desigualdades econômicas latentes. Embora exista ação que garante o acesso da população pobre bem como da população negra do Brasil na universidade, ainda são escassos programas que contribuem de forma direta e efetiva para a permanência desses ingressantes no meio acadêmico.

Conclusões:Por ser maioria da população pobre brasileira, o negro tem duplo desafio no que se refere a não somente acessar o ensino superior, mas também manter-se no mesmo, tornando-se egresso apenas de forma regular. Nesse sentido, buscou-se entender a história do povo negro no Brasil, bem como o que de fato mudou após vigorar a legislação acima mencionada e como se dá atualmente a permanência destes indivíduos no ensino superior regular.

Palavras-chave:Ações afirmativas. Educação. Políticas públicas. Educação e racismo.