A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO DO OPRIMIDO DE AUGUSTO BOAL PARA A PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA DE PAULO FREIRE

AMARO, Ygor Guedes Nicodemo1; GONCALVES, Adalgisa Aparecida De Oliveira2;

Introdução:O interesse de compreender o Teatro como forma didática e pedagógica foi o incentivo inicial dessa pesquisa, durante as leituras sobre a técnica do Teatro do Oprimido, foi-se constada relação com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, a partir daí então, iniciamos nossos trabalhos para encontrar formas do Teatro contribuir para a Pedagogia desse teórico. Iniciadas paralelamente, ambas as teorias tiveram seu inicio no Brasil, durante o período de Ditadura Militar, tento como principais objetivos diminuir a opressão e mostrar à sociedade o que os governantes escondiam. Nos dias de hoje a opressão encontra-se presente em diversos meios sociais, e cada vez mais aumenta o número de opressores e oprimidos, por isso a necessidade de aplicação da Pedagogia de Freire, juntamente com o Teatro de Boal, que nessa pesquisa fixou-se em um colégio, mas que pretende ampliar sua aplicação em outros setores sociais.

Objetivo:Compreender e aplicar as técnicas do Teatro e da Pedagogia do Oprimido, podendo assim responder questões como o quanto o teatro pode ser considerado um agente libertador, se a teoria de Freire pode ser considerada a melhor a melhor Pedagogia, além de auxiliar os alunos em compreender suas funções no meio social e que a opressão não deve ser vista como algo normal perante a sociedade.

Metodologia:O trabalho foi composto por três métodos, a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com alunos de ensino médio, além de um questionário aos mesmos, realizado ao término das atividades.

Resultados:Concluímos a pesquisa com o material teórico dos dois conceitos, além do entendimento sobre a relação de Boal e Freire com o colégio envolvido e a necessidade de aplicar o Teatro e a Pedagogia do Oprimido, juntos, para auxiliar no crescimento social dos alunos.

Conclusões:Conforme acreditávamos, a junção dos conceitos de Boal e Freire podem ajudar no crescimento social dos envolvidos nas atividades, além de permitir que alunos e professores sejam agentes ativos da disseminação do conhecimento em sala de aula, e auxiliar da extinção da opressão na sociedade.

Palavras-chave:Teatro do oprimido. Pedagogia problematizadora. Augusto Boal. Paulo Freire.