Artigo

A VISÃO ACERCA DO CRISTIANISMO NA ALTA IDADE MÉDIA E SUA RELAÇÃO COM OS “PAGÃOS” PRESENTE NAS CARTAS DE SÃO PATRÍCIO – SÉC. V

GARCIA, Marcella Lima1; LIMA, Adriana Mocelim De Souza2;

Resumo

Introdução:Este estudo foi desenvolvido tanto na área de História Medieval quanto de História da Irlanda a partir de duas Cartas de São Patrício, denominadas Confessio e Epístola. Estas cartas são os únicos documentos remanescentes cuja autoria é atribuída ao santo.

Objetivo:O objetivo do presente estudo é desenvolver uma análise acerca da visão do cristianismo vigente no século V e das relações entre cristãos e pagãos do ponto de vista de São Patrício.

Metodologia:Ao longo da pesquisa, são feitas análises a respeito do contexto ao qual Patrício está inserido, tanto no que diz respeito à sua terra natal, a Bretanha, quanto à Irlanda, onde ocorre seu trabalho cristianizador. Dentre os principais autores utilizados no processo de pesquisa, destacam-se Brandão (2004) e Bloch (2001) na parte metodológica, Brandão (2004) por meio da compreensão da análise do discurso e Bloch (2001) por meio do direcionamento do trabalho. Já no que diz respeito ao conteúdo, o autor de maior influência foi Dominique Vieira dos Santos (2005, 2007, 2008, 2012, 2013) com artigos diversificados a respeito de temáticas relacionadas ao santo, além da tradução das cartas para o português. São também de grande influência Le Goff (2016), Giordani (1970, 1972) e Gibbon (1989) dente outros.

Resultados:O estudo dialoga com a Área Estratégica de Direitos Humanos, pois proporciona a discussão a respeito do que significava o cristianismo no período de vida de São Patrício, além de propiciar o estudo da relação entre cristãos e pagãos, embora o processo seja feito levando em conta os escritos deixados pelo santo cristão.

Conclusões:Ao longo do estudo, foi possível compreender a atmosfera de agressividade nas relações entre os cristãos e pagãos, apesar do contraste da humildade e pacificidade construída por meio das Cartas do santo cristão.

Palavras-chave:História da Irlanda. Idade média. Cristianização da Irlanda. São Patrício. Cristãos e pagãos.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador