COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO AVALIADO POR ACELEROMETRIA EM IDOSOS DE CURITIBA, PR

ANTUNES, Natasha Gabriele1; SILVA, Alexandre A. De Paula Da3; HINO, Adriano Akira Ferreira2;

Introdução:O comportamento sedentário é caracterizado por atividades nas quais o indivíduo permanece sentado ou reclinado. Com o passar dos anos, tem se observado que as pessoas estão adotando cada vez mais esse tipo de comportamento, afetando diretamente a saúde e qualidade de vida. Com base nisso, a adoção de hábitos sedentários tomou ênfase na investigação científica dos elementos que impulsionam e determinam este comportamento.

Objetivo:Descrever a associação do comportamento sedentário com as características individuais de idosos de Curitiba, PR por meio do acelerômetro.

Metodologia:Entre os meses de abril a julho, foi realizado um inquérito domiciliar com 75 idosos, com idade acima de 60 anos pertencentes a 32 setores censitários selecionados de acordo com os extremos dos índices de walkability e renda. O comportamento sedentário foi avaliado de maneira objetiva com a utilização de acelerômetro durante sete dias consecutivos e as características individuais como sexo, faixa etária, IMC, renda e nível de escolaridade dos idosos foram avaliadas com o auxílio de questionário. Os dados dos acelerômetros foram analisados com o auxílio do software Actilife 6.8.0. Para a análise de dados utilizou-se a estatística descritiva, análise de variância e o teste T independente com auxílio do software SPSS 20.0, adotando um nível de significância de p<0,05.

Resultados:Os idosos permanecem em média 8,3 horas (±1,4) em comportamento sedentário por dia. Apenas a variável faixa etária de 71 a 90 anos apresentou uma maior média de 8,7 horas (± 1,4) (p=0,032) quando comparado a faixa etária de 60-70 anos. As demais variáveis não apresentaram diferença significativa.

Conclusões:Intervenções devem ser realizadas que influenciem as características individuais para reduzir o tempo sedentário dos idosos. Além disso, em decorrência da escassez de estudos acerca dos fatores demográficos associados ao comportamento sedentário, há necessidade de novos estudos.

Palavras-chave:Comportamento sedentário. Idosos. Acelerômetro.