SISTEMA AUTÔNOMO DE GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL: ESTUDO DE CASO ILHA DAS PEÇAS, PR

TWARDOWSKI, Renata Mueller1; MIRANDA, Adriano Augusto De2;

Introdução:A lha das Peças, PR, localizada na baía de Guaraqueçaba, entre a Ilha do Mel e a Ilha de Superagui, possui um sistema de alimentação de energia elétrica via cabo subaquático, partindo da comunidade de Puruquara, o qual acarreta vários problemas de falta de energia na Ilha. Foi escolhido estudar duas fontes renováveis de energia, de forma a analisar qual delas se adequa melhor ao local.

Objetivo:O estudo em questão tem como objetivo apresentar soluções plausíveis para solucionar o problema elétrico na Ilha, e assim possibilitar tecnica e financeiramente a implantação de um sistema de geração de energia elétrica renovável.

Metodologia:Após pesquisas bibliográficas, visitas a Ilha das Peças e análises de resultados, foi feita uma interpretação para viabilizar uma das energias.

Resultados:Foi possível observar que dentre tipos de produção de energia elétrica, a energia renovável solar está entre as de maior custo quando comparada com as outras energias propostas, porém o custo benefício é considerado melhor. No litoral do Paraná os ventos que predominam tem uma média de velocidade de 4 m/s e as tempestades de sudeste podem atingir ventos com velocidade de até 25 Km/s. O valor médio de incidência solar anual é de 4,01 kWh/m².dia.

Conclusões:Com base nos dados de corrente de ar, foi descartado viabilizar a energia renovável eólica para a escola estadual da Ilha das Peças e com base nos dados irradiação solar diária média foi possível concluir que seria mais viável fazer o uso do sistema de energia renovável solar, acoplados com placas fotovoltaicas, no sistema elétrico da Ilha.

Palavras-chave:Energia renovável. Energia eólica. Comunidade isolada.