A VISÃO DOS “PADRES NOVOS” NO ESTADO DO PARANÁ SOBRE O MUNDO DE HOJE SEGUNDO OS LEIGOS E AS LEIGAS

SANTANA, Tarcisio Camilo de1; BRIGHENTI, Agenor2;

Introdução:Este projeto de pesquisa – “A visão dos ‘padres novos’ no Estado do Paraná sobre o mundo de hoje, segundo os leigos e as leigas” - se insere dentro de um projeto mais amplo do professor-orientador, o qual busca identificar as principais características do perfil da última geração de presbíteros da Igreja Católica no Brasil, comumente denominados “padres novos”. Para identificar este perfil, levou-se a cabo uma pesquisa de campo em âmbito nacional, já concluída. Este projeto se limita aos dados levantados no Estado do Paraná, mais concretamente em três Dioceses representativas da diversidade e das particularidades da região: Curitiba, Maringá e Apucarana.

Objetivo:Caracterizar o perfil dos “padres novos” no Brasil, para contribuir com os processos pastorais levados a cabo em suas Igrejas Locais e com a formação dos futuros presbíteros.

Metodologia:Para levantar o referido perfil, optou-se, por um lado, ouvir os “padres novos” diretamente, sobre como veem o mundo de hoje, a Igreja e o próprio ministério. Por outro lado, também se quis saber como os “padres novos” são vistos, tanto pelas pessoas sintonizadas com o perfil e o trabalho deles, como por outros segmentos, tanto do clero quanto dos leigos e leigas e religiosas, que continuam sintonizados com o modelo de Igreja libertadora das décadas de 1970-1980.

Resultados:Este relatório, num primeiro momento, apresenta resultados da análise dos dados levantados pela pesquisa de campo, relativo ao primeiro bloco de questões: a visão dos “padres novos” sobre o mundo de hoje. Num segundo momento, destaca os aspectos sobressalentes dos dados coletados, acompanhados de uma breve análise, ainda que preliminar.

Conclusões:Os dados da pesquisa revelam que os leigos da perspectiva 1970-1980” continuam muito mais ligados à perspectiva renovação conciliar que os “padres novos” e os leigos de sua perspectiva, hoje, mais sensíveis a questões ligadas à esfera individual e espiritual. Para a primeira perspectiva, continuam relevantes questões relativas aos problemas sociais, à ecologia, os pobres, o consumismo, a corrupção ou a falta de interesse pelo bem comum. Já os “padres novos” e os leigos e leigas a eles alinhados, em relação ao contexto atual, se mostram mais sensíveis às questões de ordem moral, espiritual e existenciais.

Palavras-chave:Presbíteros. Igreja. Mundo. Catolicismo. Fé.