Artigo

BIOATIVIDADE DO EXTRATO A FRIO DE OLIVEIRA (OLEA EUROPAEA) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE PH NO CONTROLE DE CAMPONOTUS RUFIPES (FORMIGA CARPINTEIRA)

ROMANI, Jeferson1; JUNIOR, Airton Rodrigues Pinto2;

Resumo

Introdução:Uma maior conscientização por parte dos consumidores exige que demandas atuais por práticas de controle de insetos causem menor prejuízo ao meio ambiente são cada vez mais discutidas por órgãos governamentais, ONGs, programas de saúde, entre outros. Uma alternativa para a substituição ao método convencional de controle dos insetos é o emprego de compostos bioativos de plantas compreendidos como “naturais”.

Objetivo:O objetivo deste estudo foi obter os extratos e as substâncias através de métodos adequados para avaliar o potencial inseticida de compostos bioativos de oliveira (Olea europaea) sobre a formiga carpinteira (Camponotus rufipes).

Metodologia:Foram empregadas diferentes técnicas de extração dos compostos bioativos, através de arraste de valor e extrato aquoso a frio e a quente e a extração alcoólica. Foram utilizadas diluições de cada extrato (100%; 50%; 25%; 12,5% e 6,25%) e os tratamentos foram replicados 4 vezes. Placas de petri com papel de filtro foram impregnadas com as diluições e acrescentados os insetos. A mortalidade foi averiguada após 24 e 48 horas do início do tratamento.

Resultados:Foram contados os insetos mortos em cada tratamento. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparação entre médias. Pesquisas recentes evidenciam o grande potencial de uso de compostos bioativos como potenciais formas de controle de pragas de importância econômica. Com base nos resultados e nas condições de realização do experimento podemos observar que não foi observado efeito inseticida nas soluções obtidas por extrato aquoso e alcoólico.

Conclusões:No arraste de vapor não foi obtido produto que pudesse ser utilizado no experimento. No entanto mais pesquisas devem ser realizadas pois existem relatos do efeito dos compostos extraídos desta planta como agente de controle de insetos.

Palavras-chave:Compostos bioativos. Controle natural de pragas. Manejo de formigas.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador