HISTÓRIAS DE VIDA: SER PROFESSOR

PEREIRA, Vitoria Gabriela1; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski2;

Introdução:As dimensões objetiva e subjetiva no processo de produção dos fenômenos sociais, pela reflexão sobre as motivações que conduzem à docência a partir da história de vida dos professores, vem constituindo, ao longo das últimas décadas, um novo objeto de investigação educacional.

Objetivo:O presente trabalho tem por objetivo investigar as motivações de caráter pessoal e profissional que levaram os professores da Educação Básica e Profissional de Curitiba a optar pela profissão, analisando a construção das disposições para a docência, a partir das histórias de vida. Como objetivos específicos, tem-se: - Conhecer a história de vida de professores que atuam em escolas de Educação Básica, incluindo as de Educação Profissional, públicas e privadas, no município de Curitiba. - Investigar as motivações de cunho pessoal, político, social e econômico que levaram os docentes pesquisados a optarem pelo magistério como profissão. - Analisar a construção das disposições para a docência identificadas nos professores pesquisados. - Identificar as experiências educacionais de caráter pessoal consideradas relevantes pelos professores pesquisados.

Metodologia:Para dar suporte à analise optou-se pelo diálogo com Bourdieu na categoria do habitus, aliada à abordagem (auto)biográfica.

Resultados:Ao se analisar a percepção dos docentes sobre sua trajetória profissional e sua formação, foi possível discutir as diferentes epistemologias que as embasam, além de se poder verificar como foram construídas as disposições que orientam sua prática.

Conclusões:Além de conhecer os motivos que levaram os entrevistados a optar pela profissão docente e persistir na mesma, este trabalho propiciou duas coisas essenciais: permitir que os estudantes de licenciatura (eu que participei e os que lerão os resultados) conheçam a realidade da profissão e também deu voz aos professores.

Palavras-chave:Docência. Histórias de vida. Educação básica e profissional.