POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ NO PERÍODO 1946-1971: O COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES

VARGAS, Ivonete Garcia1; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski2;

Introdução:Na atualidade, verifica-se uma preocupação constante com a formação continuada do professor e, para isso, as políticas públicas educacionais buscam propiciar aos profissionais da educação oportunidades para que possam estar sempre se atualizando e especializando. Como é sabido, o ofício de professor envolve diversas variáveis em seu cotidiano escolar e, para dar conta delas, o bom professor precisa estar preparado. Já no passado percebia-se a necessidade de preparar os profissionais que iriam trabalhar diretamente com o povo, o que era feito, porém, na medida do possível ou de acordo com as possibilidades da época.

Objetivo:O objetivo da pesquisa foi, assim, identificar a relação das políticas públicas de educação com a formação dos professores e a instrução pública primária que se realizava no Colégio Estadual Tiradentes, no período de 1946 a 1971.

Metodologia:Como referencial teórico, foram utilizados os trabalhos de Bencostta (2005), Miguel (1997 e 2008), Vechia (2004), Vieira (2010) e Wachowicz (1984), entre outros. A pesquisa teve caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita mediante a leitura de 10 livros atas do Colégio Tiradentes, do ano de 1914 a 1981.

Resultados:Os resultados obtidos confirmaram a existência de formação continuada no período de 1946 a 1971 no Colégio Tiradentes e também, as influências das políticas nacionais sobre as políticas estaduais de educação nas instruções públicas primárias no período. Portanto, o professor estudante além de proporcionar qualidade de ensino ao seu educando, tornava-se capaz de se autopromover, de forma segura e confiante.

Conclusões:Da análise dos dados coletados, foi possível perceber a relação entre as políticas públicas nacionais e estaduais com a formação de professores no Paraná.

Palavras-chave:História da educação. Políticas públicas. Formação continuada. Colégio Tiradentes.