Artigo

POTENCIALIDADES E DEFICIÊNCIAS DO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL URBANO EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE

KOZLOSKI, Maira1; BERTOLINO, Alessandro2;

Resumo

Introdução:Com o crescimento das cidades, alterações no meio são realizadas. Uma dessas alterações incluem a impermeabilização do solo, a qual, se não bem ministrada pode ser a causa dos mais diversos problemas no meio urbano. Os sistemas de drenagem pluvial possuem um papel fundamental no que diz respeito a um desenvolvimento considerado como mais harmônico, evitando enchentes, inundações, doenças e tantos outros problemas que sua falta acarreta.

Objetivo:O projeto possui, pois, por objetivo geral, analisar as deficiências e potencialidades do sistema de drenagem pluvial urbano adotado em uma cidade paranaense, no caso, no município de Curitiba.

Metodologia:Para realização do estudo, foi inicialmente realizada uma extensa pesquisa bibliográfica acerca do tema para maior domínio do mesmo. Posteriormente buscou-se na literatura a caracterização da macrodrenagem do município de Curitiba, composto pelas bacias dos rios Atuba, Barigui, Belém, Iguaçu, Ribeirão dos Padilha, e Passaúna, e de microdrenagem, composto essencialmente por dispositivos como bocas de lobo, sarjetas, poços de visita, tubos de ligações e condutos, utilizando-se também de visitas de campo para melhor verificação da situação da drenagem local.

Resultados:Ao final da caracterização pode-se então verificou-se a existência de estruturas e parcerias que são consideradas potencialidades, porém o a ocupação urbana e a gestão inadequada da infraestrutura é a principal deficiência constatada.

Conclusões:As principais problemáticas que o mesmo abrange são relacionadas às ocupações irregulares nas áreas marginais dos corpos hídricos, as quais contribuem grandemente para os alagamentos, bem como a falta de manutenção dos dispositivos de drenagem, como as grelhas e bocas de lobo, que, se não bem conservadas não trabalham em sua capacidade plena, contribuindo também para a ocorrência de alagamentos.

Palavras-chave:Drenagem. Microdrenagem. Potencialidades. Deficiências.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador