Artigo

COLETA E ANÁLISE DOS DADOS DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO PARA IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO DE IDENTIDADE INSTITUCIONAL

MATOS, Ranilson Da Silva1; WEYMER, Alex Sandro Quadros2;

Resumo

Introdução:A competitividade do mundo contemporâneo faz com que organizações se reinventem constantemente, especialmente no setor bancário, já que estão imersas num ambiente que contempla variáveis que condicionam estratégias e resultados organizacionais. Nesse contexto, as cooperativas de crédito merecem destaque, não somente pelo histórico recente de ascendência, mas especialmente porque apesar do cooperativismo ter sua base na reunião de pessoas e não do capital, as cooperativas de crédito precisam equilibrar interesses instrumentais com base em metas muito similares a instituições financeiras não cooperativas, com as expectativas de comportamentos esperados a partir de normas e princípios cooperativistas.

Objetivo:Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi analisar a processo de formação de identidade institucional de uma cooperativa de crédito a partir da percepção de gestores de nove agências, denominadas singulares.

Metodologia:Para a análise foi realizada a técnica de análise de conteúdo a partir dos dados obtidos por meio da entrevista dos gestores, que foram sistematizadas em códigos com apoio do software Atlas ti, que geraram quatro categorias de análise.

Resultados:Foi possível concluir que um dos diferenciais da cooperativa, parece residir justamente no processo de construção de identidade institucional, proporcionando um significado compartilhado na rede de atores sociais que fazem parte do cooperativismo, que pode estar ligado à aspectos culturais sob a perspectiva de construção social (BERGER; LUCKMAN, 1996).

Conclusões:Nesse contexto, parece que a identidade institucional da cooperativa de crédito em estudo, propicia uma vantagem competitiva em relação a outras instituições de crédito não cooperativas, uma vez que ela consegue buscar convergência de interesses entre clientes e funcionários (ambos cooperados).

Palavras-chave:Identidade Institucional. Comprometimento. Cooperativismo. Liderança.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador