AVALIAÇÃO DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE PLANTAS NA CULTURA DA SOJA

CRISTOVAO, Jose Paulo Oliveira1; LORANDI, Marlon Fernando3; FIGUEREDO, Luiz Henrique Da Costa3; KLIEMANN, Mauricio Luiz3; BRUSTOLIN, Dyogo Bortot3; MULLER, Alexandre Luis2;

Introdução:Na agricultura moderna é primordial a busca por uma melhor interação entre a planta, ambiente de produção e o manejo. Dentre as práticas de manejo à época de semeadura, a escolha da cultivar, o espaçamento e a densidade de semeadura são fatores que influenciam no rendimento da soja e em seus componentes da produção. A densidade de semeadura é fator determinante para o arranjo das plantas no ambiente de produção e influencia o crescimento da soja.

Objetivo:O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de diferentes densidades populacionais sobre a produtividade e as características agronômicas da cultura da soja.

Metodologia:O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso. Os tratamentos foram constituídos de cinco densidades de semeadura 10, 20, 30, 40, 50 plantas por metro quadrado, com quatro repetições totalizando 20 parcelas. Cada parcela foi composta por sete linhas de 5 m de comprimento cada, com espaçamento de 0,45 m. Utilizou-se a cultivar SYN 1561 IPRO, de ciclo médio e hábito de crescimento indeterminado.

Resultados:As variáveis agronômicas avaliadas no decorrer do experimento sofreram apenas efeito significativo do tempo e não da variação da população de plantas, para as variáveis, altura de plantas diâmetro do caule, número de nós, massa seca e índice de área foliar, houve aumento com o passar dos dias, porém a taxas de assimilação liquida e crescimento relativo, tiveram efeito inverso. Quanto maior a densidade de plantas na linha, maior é a redução do número de vagens por planta, porém houve aumento da massa de mil grãos e número de grãos por vagem.

Conclusões:Em função da condição de plasticidade da cultura da soja, a população de 30 plantas/m² teve maior produtividade final.

Palavras-chave:Glycine max (L.). Componentes de rendimento. Produtividade.