AVALIAÇÃO DE DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS NA CULTURA DA SOJA

PADILHA, Kendrecky Dos Santos1; FIGUEREDO, Luiz Henrique Da Costa3; LORANDI, Marlon Fernando3; KLIEMANN, Mauricio Luiz3; BRUSTOLIN, Dyogo Bortot3; MULLER, Alexandre Luis2;

Introdução:A soja (Glycine max (L.) Merrill) é cultivada em todo o mundo, os países que apresentam destaque na produção são: Brasil, Estados Unidos e Argentina, com um total aproximado de 81% da quantidade produzida no mundo. Alterações como a população de plantas podem reduzir ou aumentar os ganhos em produtividade, pois essa característica é consequência da densidade das plantas nas linhas e do seu espaçamento entre linhas, sendo de suma importância a determinação do arranjo de plantas por área.

Objetivo:O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de diferentes espaçamentos entre linhas sobre a produtividade e as características agronômicas da cultura da soja.

Metodologia:O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental do Centro de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Toledo, localizada no município de Toledo, PR na safra de 2016/2017. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco tratamentos de diferentes espaçamentos entre linhas (T1 – 0,15 m, T2 – 0,30 m, T3 – 0,45 m, T4 – 0,60 m, T5 – 0,75 m) e quatro repetições. Foi utilizada uma população de 300.000 plantas por hectare.

Resultados:Os resultados encontrados demonstraram que com o aumento do espaçamento entre linhas, e consequentemente, aumento do número de plantas na linha, para as características agronômicas das plantas não houve efeito significativo, apenas para as datas de avaliação realizadas, porém para o número total de vagens por planta e a produtividade houve diminuição em função do aumento do espaçamento entre linhas.

Conclusões:A diminuição do espaçamento entre linhas para a cultura da soja mantendo sua população aumenta a produtividade final.

Palavras-chave:Arranjo espacial. Número de vagens. produtividade.