Artigo

ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO DE ANTIDEPRESSIVOS E DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS NA GESTAÇÃO COM O TRANSTORNO AUTISTA

CARVALHO, Beatriz Freitas de1; ARÉVALO, Andréa Ferrari3; ANTONIUK, Sérgio Antônio3; JUNIOR, Alfredo Lohr2;

Resumo

Introdução:O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma doença neurocomportamental que motivou muitas pesquisas na última década por sua etiologia complexa e multifatorial. Sabe-se que há um componente genético importante para sua gênese, porém os fatores ambientais são mais influentes para o desenvolvimento do transtorno e ainda não são totalmente esclarecidos. Alguns trabalhos vêm sugerindo que alterações dos níveis de serotonina durante a gestação poderiam ocasionar autismo na criança. Este neurotransmissor é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central, e o uso de antidepressivos como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs) poderiam ser de grande impacto para um futuro TEA.

Objetivo:Caracterizar a relação entre ISRSs e doenças psiquiátricas com o autismo, conhecendo a incidência desses fatores em mães de crianças com TEA.

Metodologia:Este estudo de caráter retrospectivo se caracteriza pelo delineamento Observacional Transversal. Um questionário formulado pelos pesquisadores contendo perguntas sobre fatores ambientais ocorridos na gestação, incluindo objetos desta pesquisa, foi aplicado em 126 mães de crianças com TEA após consulta de seus filhos em um ambulatório de autismo. Os dados, coletados de setembro de 2016 a maio de 2017, foram analisados e expressos principalmente por frequências e percentuais.

Resultados:A incidência de uso antidepressivos ISRSs durante a gestação foi cerca de 3 vezes maior em mães de autistas do que a população de gestantes no geral. A história familiar de doenças psiquiátricas foi positiva para a grande maioria das crianças, porém a depressão e outros distúrbios durante a gestação apresentaram índices semelhantes à população geral.

Conclusões:Embora os resultados apresentados possam sugerir a relação de ISRSs com TEA, estudos caso-controle com amostras populacionais mais expressivas são necessários para confirmar ou descartar a influência destes fatores gestacionais na gênese do autismo.

Palavras-chave:Autismo. Gestação. Antidepressivo. Doenças psiquiátricas. Fator ambiental.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador