ACUMULO DE MASSA DA MATÉRIA SECA DA FEIJÃO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES EXTRATOS DE ALGAS EM FERTILIZANTE MINERAL

RIBEIRO, Rodrigo Felipe1; PASTORI, Matheus Eduardo3; GREGORY, Cesar Leandro3; ENSINA, Gustavo3; BRESSAN, Francisco Covatti3; LUI, Luan3; KOLLING, Caio3; LOPES, Michael De Souza3; RICHART, Alfredo2;

Introdução:O mercado de fertilizantes brasileiro vem passando por intensa evolução com a intenção de aumentar a produtividade das culturas, onde vem possibilitando o surgimento de novas tecnologias. Dentre estes fertilizantes com estas características, pode-se citar os produtos de origem natural obtidos a partir do extrato de algas, principalmente as espécies Laminaria japonica, Ascophyllum nodosum, Ecklonia maxima e Sarghassum spp. tem sido utilizada como bioestimulantes em diversas culturas.

Objetivo:Avaliar a eficiência técnica do uso de forma de extrato de algas no revestimento de um fertilizante mineral aplicado na cultura do feijão, cultivado em vasos preenchidos por um Argissolo Vermelho Eutrófico de Iporã, região noroeste do estado do Paraná.

Metodologia:O experimento foi desenvolvido na unidade experimental do curso de Agronomia da Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo, região Oeste do Paraná. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com os tratamentos constituídos por seis doses de extrato de algas, nas doses de 0,0; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 e 1,0% na massa de grânulos, com quatro repetições.

Resultados:Os resultados sugerem que o uso de extrato de Laminaria japonica no revestimento dos grânulos de um fertilizante formulado utilizado na adubação do feijoeiro cv. Dama, não proporcionou incrementos positivos na produção de massa da matéria seca da parte aérea e radicular.

Conclusões:O uso de extrato de Laminaria japonica no revestimento dos grânulos de um fertilizante formulado não obteve melhorias sobre a cultura da feijoeiro em relação a massa seca total e da raiz, em todas as concentrações estudadas, sendo necessário efetuar novos estudos sobre do uso, adubo formulado revestido com extrato de algas afim de determinar qual a melhor concentração.

Palavras-chave:Phaseolus vulgaris L.. Laminaria japônica. Fertilidade do solo.