Artigo

ACUMULO DE MASSA DA MATÉRIA SECA DA SOJA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES EXTRATOS DE ALGAS EM FERTILIZANTE MINERAL

ENSINA, Gustavo Henrique1; GREGORY, Cesar Leandro3; LOPES, Michael3; BRESSAN, Francisco3; LUI, Luan3; KOLLING, Caio3; PASTORI, Mateus3; RIBEIRO, Rodrigo3; RICHART, Alfredo2;

Resumo

Introdução:Estudos com extratos de algas buscam avaliar as melhorias que as mesmas podem trazer à produção agrícola nas mais diversas culturas. Apesar de todas as melhorias que o extrato de algas proporciona ao desenvolvimento de culturas ainda não há estudos que comprovem a eficiência do revestimento de grânulos de fertilizante com esses extratos.

Objetivo:Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência d e doses de extrato de alga no suprimento de nutrientes para a cultura da soja em experimento em casa de vegetação.

Metodologia:O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com os tratamentos constituídos por seis doses de extrato de algas na forma de pó, nas concentrações de 0,0; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 e 1,0% aplicados por processo industrial no revestimento de grânulos de fertilizantes, com quatro repetições. Quanto as avaliações, foram realizadas três coletas de plantas para determinar a produção de massa seca da parte aérea aos 15, 30 e 45 dias após a emergência. Ao final do experimento, determinou-se a produção de massa seca de raiz. Os dados referentes à produção de massa seca da parte aérea e raiz, para cada corte, foram submetidos a análise de variância e quando significativos foram submetidos a análise de regressão polinomial.

Resultados:O uso de extrato de Laminaria japonica no revestimento dos grânulos de um fertilizante formulado utilizado na adubação da soja cv. ND5909 IPRO, proporcionou incrementos significativos para produção de massa da matéria seca da parte aérea e radicular.

Conclusões:Doses crescentes de extrato de Laminaria japonica foram eficientes no incremento da massa de matéria seca da raiz. A dose que apresentou maior acumulo de matéria seca na raiz foi a de 1%.

Palavras-chave:Glycine max. Bioestimulante. Nutrição.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador