Artigo

ACUMULO DE MASSA DA MATÉRIA SECA DA MILHO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES EXTRATOS DE ALGAS EM FERTILIZANTE MINERAL

LOPES, Michael De Souza1; RIBEIRO, Rodrigo Felipe3; PASTORI, Matheus Eduardo3; GREGORY, Cesar Leandro3; ENSINA, Gustavo3; LUI, Luan3; BRESSAN, Francisco Covatti3; KOLLING, Caio3; RICHART, Alfredo2;

Resumo

Introdução:O mercado de fertilizantes brasileiro vem passando por intensa evolução, envolvendo pesquisas relacionadas a novas tecnologias. Não há relatos na literatura brasileira quanto ao revestimento de grânulos de fertilizantes com extrato de algas, muito menos, estudos que comprovem sua viabilidade técnica e econômica.

Objetivo:Este trabalho teve como objetivo a avaliar a eficiência técnica do uso de duas formas de extrato de algas líquido no revestimento de fertilizantes minerais aplicados nas culturas do milho cultivado em vasos preenchidos por um Argissolo Vermelho Eutrófico de Alto Piquiri, região noroeste do estado do Paraná.

Metodologia:O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com o tratamento constituído por fontes de extrato de algas, sendo que o extrato de algas que foram testados foram na forma líquida, nas concentrações de 0,0; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 e 1,0% na massa de grânulos, ambos com quatro repetições. As avaliações, foram realizadas durante o desenvolvimento da cultura do milho, além disso, foram realizadas três coletas de plantas para medir a produção de massa seca da parte aérea das plantas 15, 30 e 45 DAE e uma avaliação de massa seca de raiz aos 45 DAE.

Resultados:O uso de extrato de Laminaria japonica no revestimento dos grânulos de um fertilizante formulado utilizado na adubação do milho, proporcionou incrementos positivos para produção de massa da matéria seca da parte aérea aso 15 DAE e radicular.

Conclusões:A dosagem que melhor proporcionou acúmulo de massa de matéria seca ais 15 DAE e massa seca de raiz foi a de 1%. Doses entre 0,2 a 0,8% obtiveram resultados inferiores ao da testemunha, não sendo eficiente sua aplicação na produção de milho.

Palavras-chave:Zea mays L.. Laminaria japônica. Adubação.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador