AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE AROEIRA (SCHINUS TEREBINTHIFOLIA) E BRACATINGA (MIMOSA SCABRELLA) EM ÁREA DE MATA CILIAR EM RECUPERAÇÃO

OLIVEIRA, Hemilia Karine Slompo de1; CLEMENTE, Rodrigo Claudino3; SILVESTRIN, Aline Roberta De Carvalho2;

Introdução:A produção agrícola causa um grande impacto ambiental quando realizado o manejo incorreto da área. A reversão de uma área degradada deve restaurar sua biodiversidade, para esta possa cumprir com sua função, como o caso de Áreas de Preservação Permanente (APP).

Objetivo:O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento da espécie Schinus terebinthifolia Raddi (Aroeira) e da espécie Mimosa scabrella (Bracatinga) em áreas de mata ciliar em processo de recuperação.

Metodologia:Foram testados diferentes adubações e cobertura do solo, no município de Fazenda Rio Grande (PR), na Fazenda Experimental Gralha Azul, pertencente a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O experimento é composto por nove tratamentos com cinco repetições, que consistem em: testemunha; sucessão nabo/crotalária; sucessão ervilhaca/feijão guandu; sucessão aveia preta/mucuna preta; calcário; adubação NPK + calcário; adubação NPK; adubação NPK + calcário + orgânica; adubação orgânica. Dentre as cinco repetições, foram avaliadas em três destas, o diâmetro (DAP) e altura (H) das árvores. As médias obtidas foram analisadas no software STATISTICA 7.7, submetidos ao teste de Tukey a 95%.

Resultados:Para o parâmetro DAP da espécie Schinus terebinthifolius Radii não houve diferenças estatísticas entre os tratamentos e para espécie Mimosa scabrella o melhor tratamento foi com adubação mineral + calcário. Quanto ao parâmetro altura espécie Schinus terebinthifolius Radii o melhor tratamento é o que contempla a adubação mineral + calcário e para espécie Mimosa scabrella não houve diferenças estatísticas entre os tratamentos.

Conclusões:Foi possível concluir que o emprego da adubação mineral beneficiou o crescimento das espécies arbóreas.

Palavras-chave:Adubação mineral. Fertilidade do solo. Espécies nativas.