A AUTOMEDICAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO PAÍS

KELLER, Gabriel Becker De Araujo1; EFING, Ana Carla2;

Introdução:A automedicação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo toma a iniciativa de utilizar medicamentos sem a prescrição por um profissional habilitado. Estudos tem demonstrado que a prática automedicação atinge percentuais superiores a 70% entre estudantes universitários.

Objetivo:O objetivo do estudo foi examinar o perfil dos estudantes, se haviam realizado a automedicação nos últimos 12 meses, se nesse período os medicamentos utilizados haviam sido prescritos por um profissional habilitado, qual a duração do tratamento, quando o estudante se automedicou procurou informações sobre o medicamento e qual a fonte, se a informação foi compreendida, se cumpriu as informações rigorosamente, se usava outro medicamento no mesmo período, efeitos indesejados e quais foram.

Metodologia:Foi aplicado um questionário aos alunos no período regular de aula com perguntas abertas e fechadas com foco na experiência, uso de medicamentos nos ultimos 12 meses.

Resultados:Dentre os 83 estudantes de enfermagem em que foi realizado a pesquisa, 76 deles (91,6%) relatam terem feito uso de medicamentos nos últimos 12 meses e desses, apenas 28 indivíduos (36,8%) relataram que todos os medicamentos utilizados nesse tempo foram prescritos por algum profissional habilitado, tendo assim, confirmação de 48 casos de automedicação (57,8% dentre os indivíduos pesquisados) no curso de Enfermagem. Dentre os indivíduos pesquisados no curso de Biologia, 84,3% realizaram o ato da automedicação por no máximo uma semana, tendo apenas 3,2% que extrapolaram esse intervalo de tempo. Além disso, mais da metade dos estudantes (65,1%) quando se automedicaram, o fizeram por no máximo 2 dias. Dentre os 77 estudantes em que foi realizado a pesquisa, 73 deles (94,8%) relatam terem feito uso de medicamentos nos últimos 12 meses e desses, apenas 23 indivíduos (29,9%) relataram que todos os medicamentos utilizados nesse mesmo período de tempo foram prescritos por algum profissional habilitado, tendo assim, confirmação de 50 casos de automedicação (68,5% dentre os indivíduos pesquisados) no curso de Ciências Biológicas. Quanto ao tempo de uso de medicamentos, entre os indivíduos pesquisados, 96,8% disseram ter realizaram o ato da automedicação por no máximo uma semana, tendo apenas 3,2% que extrapolaram esse intervalo de tempo. Além disso, mais da metade dos estudantes (65,1%) quando se automedicaram, o fizeram por no máximo 2 dias.

Conclusões:Os resultados obtidos mostraram que mais de 90% dos pesquisados reportaram a automedicação e as diferenças entre os cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas não foram consistentes a favor do curso com farmacologia como esperado.

Palavras-chave:Automedicação. Estudantes. Medicamentos.