CÂNCER DE MAMA: ANÁLISE DA INCIDÊNCIA, DO COMPORTAMENTO PREVENTIVO E DA EFICÁCIA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA ATENÇÃO À SAÚDE EM LONDRINA, PR NO ANO DE 2016

MANTOVANI, Ana Luiza1; MALACHIAS, Vânia Aparecida Terra3; CASTILHO, André Filipe Ribeiro De3; PAULINO, Jessica Ribaski3; MARCO, Rafaela De3; HERRERA, Ana Cristina Da Silva Do Amaral2;

Introdução:No mundo, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete mulheres, atrás somente do de pele não melanoma. A cada ano é responsável por 25% dos diagnósticos novos, e a estimativa para o ano de 2016 são de 57.960 casos novos, representando uma taxa de incidência de 56,2 casos por 100.000 mulheres. Os elevados índices de incidência e mortalidade justificam estratégias para a prevenção e o diagnóstico precoce.

Objetivo:É por este motivo que o presente projeto de pesquisa objetiva o conhecimento dos índices de incidência das mulheres portadoras do câncer de mama nas unidades básicas de atenção à saúde, no período de 01 de janeiro até 31 de dezembro de 2016 em Londrina, PR, traçando o perfil epidemiológico de cada região da cidade. E assim, propor medidas individualizadas para cada localidade.

Metodologia:Após revisão de literatura, os dados foram localizados na “Secretaria de Saúde de Londrina, PR” através do “Sistema de Informação do Câncer – SISCAN”, utilizando os filtros “Mamografia Diagnóstica BI-RADS 4, 5 ou 6” e “Mamografia de Rastreamento BI-RADS 5”, as entrevistas foram realizadas via domiciliar com aplicação de um questionário para a coleta das informações.

Resultados:Ao todo, foram levantadas 63 mulheres, dentre as quais 30 foram diagnosticadas com a neoplasia em questão. Os possíveis fatores de proteção mais apresentados nas regiões foram a amamentação por mais de seis meses (56%) e a prática de atividade física (46%), sendo essa, três vezes na semana por, no mínimo, 30 minutos.

Conclusões:Através das informações obtidas em cada região, propõe-se uma análise que contribua com as ações preventivas contra a doença e que favoreçam o seu diagnóstico precoce.

Palavras-chave:Câncer de mama. Fatores de risco. Mulheres.