INTERCULTURALIDADE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SILVA, Patricia Ribas da1; EYNG, Ana Maria2;

Introdução:A pesquisa aqui relatada tem como tema os direitos humanos e sua relação com a educação, discutindo a interculturalidade a partir de currículos escolares da educação básica. A investigação pauta-se no entendimento de que a possibilidade de um currículo escolar ser caracterizado pelo diálogo intercultural se torna possível a partir do estudo da relação entre direitos humanos e interculturalidade.

Objetivo:A pesquisa tem como objetivo identificar possibilidades de relação dialógica entre as políticas educacionais, as percepções juvenis e as concepções adotadas nos projetos pedagógicos sobre direitos humanos, justiça e convivência nas escolas como subsídios de um currículo intercultural nas escolas de educação básica.

Metodologia:Para análise da questão proposta, foi assumido abordagem metodológica de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e documental. A partir do levantamento bibliográfico foram selecionados como categorias de análise: Educação em Direitos Humanos e Interculturalidade.

Resultados:Os resultados obtidos na pesquisa apresentam quadros sobre a incidência e a forma como os termos são encontrados em três documentos de projetos político pedagógico. Apresentam-se tabelas de percepções juvenis sobre Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e Currículo.

Conclusões:Diante dos resultados obtidos foi possível identificar que os documentos reconhecem a necessidade de se valorizar as diversidades, bem como o trabalho em direitos humanos, porém não apresentam uma proposta efetiva de acordo com as políticas educacionais. Existe espaço para a discussão sobre direitos humanos na escola. No entanto, falta um posicionamento coletivo da escola, mais efetivo sobre os encaminhamentos para trabalhar as questões referentes às desigualdades e as diferenças, via educação intercultural em Direitos Humanos.

Palavras-chave:Educação em direitos humanos. interculturalidade. Currículo escolar. Educação básica.